Pular para o conteúdo

Apple remove WhatsApp e Threads de loja de aplicativos na China

A Apple afirma que o governo ordenou a remoção desses aplicativos da sua loja chinesa: “Somos obrigados a seguir as leis dos países onde operamos, mesmo quando discordamos”

author ,

apple, whatsapp, iphone, ios

A Apple removeu os aplicativos WhatsApp e Threads – propriedade da Meta – de sua loja de aplicativos na China. A empresa norte-americana foi obrigada pelo governo estadual a tomar esta medida, sob alegação de preocupações com a segurança nacional.

Outros aplicativos da Meta, incluindo Facebook, Messenger e Instagram, permanecem disponíveis, bem como outros aplicativos populares de rede social, como YouTube e X (antigo Twitter).

A Apple afirma que a Administração do Ciberespaço da China ordenou a remoção desses aplicativos da loja chinesa. “Somos obrigados a seguir as leis dos países onde operamos, mesmo quando discordamos”, acrescenta o comunicado.

A Apple diz que o WhatsApp e o Threads permanecem disponíveis para baixar em diferentes lojas, e algumas pessoas conseguem baixar os aplicativos se tiverem uma conta fora da China.

Especialistas da indústria de tecnologia da China disseram que a ordem governamental sobre WhatsApp e Threads pode estar relacionada a uma lei de 2023 que exige que todos os aplicativos disponíveis na China sejam registrados no governo. As empresas tinham até o final do mês passado para concluir os registros, pois a regulamentação entrou em vigor em 1º de abril.

Esta não é a primeira vez que a Apple remove aplicativos de sua loja na China. O aplicativo de notícias do New York Times está indisponível desde 2017, enquanto aplicativos semelhantes ao ChatGPT foram retirados em 2023, depois que Pequim implementou regulamentações sobre serviços baseados em inteligência artificial (IA) generativa.

Apple
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.