Pular para o conteúdo

Como escolher o celular ideal para você

Saiba qual é o celular certo para você e identifique a sua necessidade nesse vasto mercado de aparelhos móveis

author ,

Nos dias atuais é praticamente inviável viver sem um smartphone. A infinidade de recursos que esses dispositivos oferecem, a possibilidade de se conectar e integrar com os seus contatos em qualquer lugar, a qualquer momento, acabam tornando esses aparelhos uma real necessidade na sociedade moderna e encontrar o celular ideal às vezes não é uma tarefa fácil.

celular ideal
Foto: atelliefotografia.com.br

O "problema do bem" é que a indústria dos smartphones é gigantesca, e ano após ano as fabricantes lançam novos modelos de aparelhos, com cada vez mais recursos e designs diferentes, de modo que a grande dúvida que paira na cabeça de quem pretende adquirir um smartphone é: qual?!

A grande variedade de modelos, recursos, designs e, sobretudo, preços disponíveis nas lojas torna espinhosa a missão de escolher o smartphone ideal para o seu perfil, mas nós vamos ajudá-lo.

O principal: você precisa de um celular para quê?

Pense nas suas necessidades e o que você fará com o seu aparelho. Se for para usar como um celular "convencional", recebendo ligações e mandando SMS, talvez você nem precise de um smartphone; um aparelho mais "retrô" pode ser exatamente o que você precisa, o que sairia mais barato e ainda representaria uma economia.

Por outro lado, se você pretende, por exemplo, usar o seu telefone para tirar fotos, um smartphone com uma boa configuração de câmera é essencial. Se, mais ainda, você pretende utilizar o seu celular como uma extensão de seu computador, recebendo e enviando e-mails, gerenciando arquivos em nuvem e acessando redes sociais, o smartphone será absolutamente indispensável. Se a sua necessidade é um celular empresarial, neste site você pode ler mais informações sobre o assunto.

Espaço de armazenamento, fundamental para evitar frustrações

Saber o espaço de armazenamento interno do celular – e se ele aceita um cartão de memória para ampliar esse espaço – é fundamental. Se você pretende adquirir um smartphone para tirar fotografias, ouvir MP3s armazenadas no dispositivo e ainda gerenciar outros tipos de arquivos, será importantíssimo você possuir um aparelho com bastante espaço no HD.

O espaço de armazenamento será usado para tudo: para colocar as MP3s que você deseja ouvir (e esse arquivo, especificamente, consome muito espaço), armazenar as fotos que você tira e os vídeos que você grava, bem como os aplicativos que você irá baixar. Busque saber se o aparelho que você está "namorando" possui espaço suficiente para as suas pretensões para depois não se frustrar com a mensagem de "sem espaço para armazenamento".

Formato: compacto ou “tijolão”?

Como nós dissemos, existem aparelhos nos mais diversos formatos. Existem celulares menores, que cabem na palma da mão, mas também existem "tijolões", como alguns modelos da Samsung e o novo iPhone 6. Esses aparelhos maiores costumam apresentar uma tela mais nítida, perfeita para assistir vídeos e curtir jogos em alta definição, mas podem ser especialmente complicados para responder mensagens com apenas uma mão.

Além disso, o formato dos aparelhos também pode implicar em alterações no teclado, que pode ser físico ou em touchscreen, isto é, na própria tela do dispositivo. Se você prefere apertar as teclas porque considera um touch muito difícil, recomendaríamos os aparelhos BlackBerry, uma das poucas linhas que ainda possui teclado físico – a maioria das empresas vem lançado smartphones com teclado touchscreen, que de fato requer um tempo de prática para se acostumar com as teclas "apertadas".

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.