Após comprar a Motorola por US$ 2,91 bilhões, a Lenovo anunciou nesta semana que irá realizar a eliminação progressiva da marca ainda este ano.
Apesar da Lenovo ter comprado a fabricante norte-americana Motorola Mobility em 2014, continuou deixando o nome da marca nos smartphones mesmo após a nova titularidade. Mas a partir de agora, a Lenovo vai começar abandonar o nome Motorola em seus novos dispositivos. Ao invés de usar o nome Motorola, a Lenovo irá utilizar seu próprio nome nos futuros dispositivos.
Em 2016, os nomes de aparelhos da linha Moto vão ganhar a marca Lenovo ao invéz de Motorola, assim, teoricamente, um novo aparelho será nomeado de Lenovo Moto X.
"Motorola Mobility continua existindo como uma empresa Lenovo e é o motor de engenharia e design para todos os nossos produtos móveis. No entanto, nós vamos utilizar uma estratégia de dupla marca em todos smartphone e dispositivos vestíveis daqui para frente usando os nomes Moto e Vibe. Motorola não tem sido utilizado em nossos produtos desde o lançamento do Moto X em 2013."
O nome Motorola não será esquecido completamente, pois ainda haverá uma divisão corporativa da Motorola dentro da Lenovo. Mas a troca do nome nos futuros dispositivos permite que a Lenovo expandir a sua própria marca nos EUA e em outros países onde a Motorola teve historicamente uma posição mais forte. A Lenovo também disse que manterá o icônico logotipo "M" nos dispositivos da linha Moto, embora os lançamentos também contarão com o logotipo da Lenovo.
A Motorola é uma marca que tem atraído uma enorme reputação na indústria móvel. É conhecida por ser uma das primeiras empresas de telefonia móvel, particularmente famosa pelo popular Motorola Razr, que revolucionou o mercado de telefonia celular em meados dos anos 2000. O seu nome sendo abandonado em futuros produtos tem um grande significado, especialmente quanto a queda do destaque da Motorola no mercado de smartphones. Embora os dispositivos da empresa sejam altamente respeitados, a marca tem sido ofuscada por gigantes como Samsung e Apple.
A decisão da Lenovo para unificar as marcas é inteligente, pois a empresa simplesmente não possui reputação em produtos móveis nos EUA. Utilizando a linha Moto vai permitir mudar isso e preparar o caminho para a Lenovo introduzir suas próprias linhas nos EUA. Rick Osterloh, COO da Motorola, disse que a Lenovo tem planos para trazer sua linha Vibe para os EUA, embora o lançamento provavelmente não ocorrerá até 2017, dando à empresa tempo para estabelecer um nome no mercado com a linha Moto.
Diga adeus a Motorola. Vamos dizer olá para Lenovo.