Pular para o conteúdo

Rumores dizem que a Microsoft pode estar interessado em comprar a AMD

A Microsoft realmente busca desenvolver soluções competitivas para os dispositivos da empresa e para tornar os custos com chips viáveis a gigante de Redmond estaria interessada em comprar a AMD

author ,

Microsoft pode comprar a AMD
De acordo com um rumor, a Microsoft pode adquirir a AMD (Advanced Micro Devices), uma fonte familiarizada com o assunto revelou que a gigante do software aborda a AMD há vários meses e as conversações seguem no interesse de finalizar uma possível compra.

A Microsoft tem vendido consoles de games por mais de dez anos e em 2006 a empresa formou uma divisão para projetar chips para seus produtos, principalmente para os consoles do Xbox.

Enquanto este grupo interno tem claramente desenvolvido alguns dos hardwares da Microsoft, a empresa utilizou chips projetados pela AMD e Nvidia para os consoles do Xbox One e players Zune, respectivamente. Mas ao que parece, a própria equipe de design de chips da Microsoft não pode realmente desenvolver soluções competitivas para dispositivos da empresa e, a fim de tornar suas operações de chips viáveis a gigante de Redmond estaria interessada em comprar a AMD.

Os detalhes sobre as negociações não são claras, assim como a proposta exata da Microsoft para a AMD. No entanto, a Microsoft tem buscado reduzir custos e aumentar os lucros. O valor de mercado da AMD agora é 1.8 bilhões de dólares, a gigante do software pode comprar AMD com relativa facilidade. Na verdade, o valor atual da AMD é três vezes menor do que a empresa pagou para a ATI Technologies em 2006.

Microsoft pode comprar a AMD
Analistas estimam que a Microsoft paga cerca de 100 dólares para a AMD por cada chipset no Xbox One, como as vendas de Xbox One são em torno de 12,6 milhões de unidades, isso significa que a Microsoft já pagou a AMD em torno de 1,26 bilhões de dólares em chips para o Xbox One. A aquisição da AMD poderia render a gigante de Redmond uma economia em torno de 1 bilhão de dólares por ano, apenas com os chips do Xbox One.

Com a aquisição a Microsoft pode investir no desenvolvimento de chips para seus smartphones da linha Lumia e os tablets da linha Surface, promovendo um corte de gastos maior ainda. Sem falar no aumento das vendas que a Microsoft pode conseguir reduzindo os preços.

Microsoft pode comprar a AMD
É necessário observar que a Microsoft precisa realmente da AMD. Apesar de não ser rentável, a fabricante possui tecnologias que interessariam muitas outras companhias. Rumores sugerem que até mesmo a Samsung cogitou adquirir a empresa.

A batalha entre os consoles de games é muito forte. E esse investimento pode ser uma estratégia para desbancar a principal rival do console: a Sony. Pois se a Microsoft comprar a AMD, em seguida a Sony teria um conjunto ruim de opções: como colocar dinheiro no bolso da Microsoft toda vez que vender um PlayStation, ou tentar criar uma plataforma inteiramente nova por meio de tecnologias da Intel, Nvidia, ARM ou Imagination Technologies.

Chip da AMD presente no Xbox One
Produzir os consoles do Xbox é um negócio importante para a Microsoft, apesar de representar um mercado menor para a companhia, ela quer ter certeza de que o seu fornecedor de tecnologia não irá à falência ou pior, não será adquirido por um concorrente. Por exemplo, se a Samsung assume a AMD se tornará automaticamente um fornecedor de grande importância no mercado. o que pode não ser um bom negócio para as pretensões da Microsoft. E, diante desse prisma, a compra da AMD começa a ficar mais interessante.

Mas a AMD e Microsoft não comentam nada sobre o assunto. Provavelmente só saberemos a verdade se as duas empresas concluirem o negócio – será?

Comente, deixe-nos saber o que você pensa. E continue atento ao MaisCelular para saber mais notícias e lançamentos da Microsoft.

Fonte: Kitguru / TechPowerUp

Rumores
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.