Pular para o conteúdo

5 coisas que queremos ver da Huawei em 2021

Não há como negar que a Huawei está em uma situação difícil e 2021 provavelmente será ainda mais difícil quando se trata de mercados ocidentais

author ,

huawei logotipo

2020 não foi um ano gentil para nenhum de nós, especialmente para a chinesa Huawei. As restrições comerciais dos EUA cobraram seu preço, dificultando os lançamentos da marca e levando à venda de sua submarca Honor. A rede 5G da Huawei e outras operações também foram atingidas, apesar de várias outras empresas de tecnologia quererem continuar a trabalhar com a marca.

Apesar dos contratempos, os smartphones Huawei P40 e Huawei Mate 40 continuaram a competir no topo do mercado, especialmente quando se trata de recursos de fotografia. O processador HiSilicon Kirin 9000, baseado em processo de fabricação de 5nm, também é uma peça de tecnologia de ponta que mantém concorrentes como Apple, Samsung e Qualcomm atentos. Mas, no final das contas, o destaque da Huawei está diminuindo, como mostrado pela queda da participação no mercado de smartphones.

Embora o destino da Huawei, pelo menos fora da China, permaneça fora de suas mãos por enquanto, a empresa ainda é um player importante na indústria de smartphones e tecnologia em geral. E aqui está o que gostaríamos de ver da Huawei em 2021.

1. Retorno dos aplicativos do Google

Vamos começar com o óbvio. Embora completamente fora do controle da Huawei, ansiamos pelo retorno dos aplicativos e serviços do Google aos smartphones da marca. Não é controverso dizer que, embora os recursos de App Gallery e Petal Search da Huawei tenham melhorado o suporte a aplicativos ao longo de 2020, a situação ainda prejudicou seus lançamentos recentes de smartphones.

huawei sem google

O Huawei P40 Pro e o Mate 40 Pro são dispositivos de ponta em hardware. No entanto, eles são quase impossíveis de recomendar à grande maioria dos consumidores que usam os serviços do Google, como Maps ou Drive, e uma variedade de outros aplicativos populares. Sem esquecer que seu software EMUI 11 ainda é baseado no Android 10, em vez do mais novo Android 11. Também existem recursos e implicações de segurança em permanecer bloqueado do ecossistema do Google.

Com um novo governo nos Estados Unidos em 2021, há uma possibilidade de que os serviços do Google retornem aos dispositivos da Huawei em um futuro não muito distante. Na falta de um retorno ao Google, é difícil ver como a Huawei pode se manter na vanguarda.

2. Um smartphone baseado no Harmony OS

Mesmo que a Huawei tenha permissão para usar os serviços do Google no futuro, é improvável que a empresa queira ser totalmente dependente do ecossistema Android, de novo. Aconteça o que acontecer, provavelmente veremos o desenvolvimento contínuo do seu próprio sistema operacional Harmony OS. Com a segunda versão beta do desenvolvedor disponível agora para smartphones, a Huawei está lentamente se aproximando de um produto terminado.

huawei harmony os

Será interessante ver o que a empresa pode fazer com uma integração ainda mais profunda entre hardware e software personalizados. O executivo da Huawei, Yang Haisong, sugeriu que o primeiro smartphone estaria a caminho em 2021. Tal lançamento provavelmente se limitaria à China, pelo menos no início. No entanto, a competição de software é sempre uma perspectiva excitante.

Se o Harmony OS vai se tornar ou não uma alternativa relevante ao Android, ainda é incerto. Estamos interessados em ver como tudo isso vai se desenrolar, de qualquer maneira.

3. Foco em dobráveis

O que poderia ser melhor do que outro dispositivo dobrável para manter os olhos na marca? Achamos que o Huawei Mate X foi uma tentativa decente de primeira geração, e o Huawei Mate XS talvez o melhor dobrável na época, apesar da falta de aplicativos do Google e do preço exorbitante. A empresa teria perdido US$ 60 milhões com o Mate XS devido às baixas vendas.

huawei mate xs anuncio

Lamentavelmente, a próxima geração de smartphone dobrável da Huawei não chegou ao mercado a tempo de 2020. Esperançosamente, veremos isso em 2021. No entanto, provavelmente ainda será um produto ultra-premium que estará fora do alcance da maioria dos consumidores.

É claro que tornar a tecnologia de tela dobrável mais acessível é a chave para a viabilidade de longo prazo do mercado de telefonia flexível. Infelizmente, a Huawei espera que os dobráveis acessíveis cheguem em 2022, e não em 2021. No entanto, isso não significa que não veremos alguma redução de preço em 2021.

4. Câmeras ainda melhores

Chega de conversa negativa. Vamos voltar para as câmeras - uma área em que a Huawei continua se saindo bem, senão melhor do que todo mundo. Os carros-chefe da Huawei em 2020 tiram ótimas fotos e gravam vídeos incríveis, graças à mudança para sensores de imagem principal RYYB maiores e processamento HDR impressionante. Definitivamente, queremos ver a Huawei continuar a impulsionar a qualidade de imagem e incentivar outros fabricantes a seguirem o seu exemplo.

huawei cameras de smartphones

Os smartphones da Huawei também oferecem qualidade de zoom incrível, graças à câmera periscópica. No entanto, gostaríamos de ver sensores maiores e mais brilhantes usados para zoom, resolvendo o estranho problema de subexposição e aumentando ainda mais a qualidade da aproximação. Da mesma forma para lentes grande-angulares. A Huawei poderia adotar lentes melhores para acompanhar a concorrência, mantendo sua vantagem de qualidade.

Também existe a fotografia computacional. É outro ponto forte da Huawei, mas que clama por mais desenvolvimento. Embora o recurso de remoção de reflexo baseado em inteligência artificial da empresa seja ótimo, ainda estamos esperando por outros recursos importantes.

5. Especificações atualizadas para smartwatches

O mercado de smartwatches em geral não teve um bom momento ao longo de 2020, mas os relógios inteligentes da Huawei se destacaram como algumas das melhores opções. Os dispositivos vestíveis da empresa oferecem boa duração da bateria, estilos bonitos e muitas funcionalidades.

Mesmo assim, modelos como o Huawei Watch Fit e Huawei Watch GT 2 Pro são baseados em hardwares mais antigos. A linha de smartwatches da Huawei realmente precisa de uma atualização para impulsionar o desempenho.

huawei smartwatch

Da mesma forma, o software de relógios inteligentes da Huawei poderia ganhar melhorias. Melhor suporte para aplicativos de terceiros e habilitação de recursos avançados quando combinados com smartphones que não sejam da Huawei seriam passos importantes à frente. No entanto, a Huawei parece estar se concentrando para uma integração mais próxima do ecossistema interno, tornando isso um pouco menos provável.

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.