
A Samsung prorrogou as inscrições da 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil para o dia 18 de julho.
Com um cronograma pré-definido que compõe toda a programação desta edição, o Solve For Tomorrow oferece diversos conteúdos para auxiliar as equipes inscritas durante sua participação no programa. Entre eles estão webinários, tutoria on-line e vídeos de pílulas pedagógicas totalmente gratuitas. Além disso, os semifinalistas e finalistas receberão mentorias para avaliar e aplicar possíveis melhorias a seus projetos. No mês de maio, a equipe do programa realizou o primeiro webinar da programação, que teve como tema o papel da inovação no desenvolvimento de projetos educacionais.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
As inscrições para a 9ª edição do Solve For Tomorrow devem ser realizadas pelo professor orientador pelo site ou aplicativo do programa até o dia 18 de julho.
Cronograma da 9ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil
25 de Abril a 18 de julho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas
20 de julho a 15 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação
17 de agosto: Anúncio dos 20 Semifinalistas, dos 100 professores premiados com o Kit Arduíno e dos 27 gestores premiados com tablets Samsung
17 de agosto a 15 de setembro: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto
22 de agosto a 23 de setembro: Mentorias aos semifinalistas
3 de outubro: Anúncio dos 10 finalistas
5 de outubro a 8 de novembro: Mentorias aos finalistas
8 a 22 de novembro: Votação para definir os 3 projetos vencedores do Júri Popular
10 de novembro: III Mostra Solve for Tomorrow Brasil, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora, responsável por definir os três vencedores nacionais
25 de novembro: Cerimônia de encerramento e anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular
Desde 2014 no país, a iniciativa já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos desde 2014.
O programa, que tem coordenação geral realizada pelo Cenpec, é reconhecido por estimular alunos e professores da rede pública do Ensino Médio a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Fonte