Pular para o conteúdo

Além do eSIM: como o iSIM pode transformar smartphones em identidades únicas na Internet

O iSIM pode acabar mudando drasticamente o modo como usamos uma grande variedade de dispositivos conectados

author ,

iphone sim

A maioria dos smartphones modernos ainda suporta o cartão SIM clássico, mas um número cada vez maior de dispositivos estão começando a suportar o eSIM. No entanto, podemos não estar muito longe de outra mudança na tecnologia SIM, já que os dispositivos podem em breve começar a usar o iSIM.

No início deste ano, a Arm revelou o iSIM - um SIM integrado que se conecta ao sistema por um chip no dispositivo. No futuro, junto com a CPU, GPU e o modem LTE ou 5G, o seu próximo processador no smartphone também poderá incluir um cartão SIM incorporado.

Embora possa não parecer uma grande diferença em comparação com o eSIM, o iSIM pode acabar mudando drasticamente o modo como usamos uma grande variedade de dispositivos conectados.

eSIM vs iSIM

O eSIM e o iSIM são bastante semelhantes em vários aspectos. Ambos substituem os cartões nano SIM removíveis por um chip de hardware que é permanentemente fixado no smartphone, tablet ou outro gadget de um usuário. Quando você considera que os cartões nano SIM têm em torno de 12,3 x 8,8 mm de tamanho, assim como o hardware necessário para acomodá-lo, essas ideias economizam muito espaço.

Não se preocupe, o eSIM e o iSIM ainda são configuráveis, permitindo que os clientes selecionem operadoras, planos de dados e alterem seus números à vontade.

Essas duas tecnologias SIM podem ser reprogramadas conforme necessário para mudar de operadora e modificar restrições ou permissões em sua tarifa. Isso também exigiu o desenvolvimento de padrões para provisionamento remoto. As informações são atualizadas pela rede celular, em vez de serem alteradas fisicamente por um cartão.

Melhor ainda, o eSIM e o iSIM podem ser usados ​​para registrar um único dispositivo em vários operadores, simplificando o roaming internacional. A transferência entre operadoras não exigirá a substituição do seu SIM e, no futuro, deve ser possível gerenciar credenciais e acessar vários dispositivos a partir do eSIM ou iSIM usando apenas uma única tarifa. Isso se aplica tanto ao mundo dos negócios quanto ao consumidor.

A principal diferença entre o eSIM e o iSIM está em sua implementação. Enquanto o eSIM é um chip dedicado conectado ao processador de um dispositivo, o iSIM é incorporado no SoC principal ao lado do processador. Isso pode ser apenas uma diferença sutil, mas é importante para vários casos de uso em crescimento que exigem altos níveis de segurança.

isim

Quais são os benefícios do iSIM?

Compatível com as especificações GSMA Embedded SIM, o iSIM é projetado principalmente para dispositivos da Internet of Things (IoT). Uma das principais razões para isso é devido às vantagens de segurança proporcionadas pela integração do SIM ao SoC. Enquanto a adulteração de hardware com nano SIM ou eSIM é evitada, e os dispositivos Arm também oferecem proteção contra adulteração de SoC graças à mais recente iniciativa certificada pela PSA da empresa. É virtualmente impossível entrar em um SoC e mexer no software ou no hardware de rede.

Além disso, a combinação dos recursos do Arm Kigen OS, TrustZone e CryptoIsland significa que dados seguros, criptografia e outros processamentos podem ser tratados localmente. Isso reduz ou elimina o risco associado ao envio de dados confidenciais para outros bits de hardware que podem ser adulterados. Os dados seguros são mantidos em um software seguro em hardware seguro. Para a IoT, isso permite a integração de um MCU, modem celular e identidade SIM com todos os elementos de criptografia necessários em um único chip menor, mais barato e mais seguro.

Uma relação mais rígida e mais segura entre a segurança e o SIM poderia eventualmente ter implicações fora da IoT, como para smartphones. Cada vez mais, dados sensíveis como impressões digitais ou informações de cartão de crédito são armazenados nos smartphones atuais. Conectá-los de forma segura à nossa identidade do SIM pode abrir uma nova gama de casos de uso.

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.