Pular para o conteúdo

Alto-falante de gel transparente produz som com maior qualidade e clareza

Cientistas de Harvard criam gel transparente que reproduz som com qualidade melhor que os sistemas atuais. Tecnologia pode revolucionar a reprodução de som no futuro.

author ,

alto falante gel

Parece difícil acreditar, mas o disco transparente de gel na foto acima é um alto-falante totalmente funcional ligado a um celular. O alto-falante tem sistema ativo de cancelamento de som externo e que produz som com maior clareza que os sistemas atuais. Se você gosta de configurar detalhes do som, essa tecnologia permitirá uma melhor equalização.

Cientistas de Harvard foram os pioneiros na aplicação de condutividade iônica em um músculo artificial capaz de produzir som.

A equipe inclui os Pós-Doutores Jeong-Yun Sun e Christoph Keplinger (foto) que contornou o fato de que materiais iônicos não reagem bem à alta tensão inserindo uma camada de borracha entre as duas folhas de gel condutor transparente criadas com água salgada, permitindo que o sistema funcione em alta tensão.

A tensão elétrica passada pelo gel produz vibrações na borracha do aparato que reproduz o som enviado pelos smartphones ou outros dispositivos.

O mais incrível é que o som emite frequências dos 20Hz aos 20.000Hz, ou seja, todo espectro audível pelo ouvido humano. Veja a demonstração no vídeo abaixo:

É claro que o experimento pode ser aprimorado comercialmente no futuro para celulares, smartphones, tvs, etc. O importante é saber que as possibilidades aumentam cada vez que surgem inovações como esta.

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.