Pular para o conteúdo

AMD e OpenAI fecham parceria estratégica para IA

A AMD será uma parceira estratégica da OpenAI, codesenvolvendo infraestrutura para atender à demanda crescente por aplicações de inteligência artificial (IA)

author ,

A AMD e a OpenAI firmaram um acordo multianual para ampliar em grande escala a infraestrutura de inteligência artificial (IA). Pelo acerto, a criadora do ChatGPT vai implantar mais de 6 gigawatts (GW) em GPUs da AMD — potência que indica o tamanho do parque de computação e o consumo energético previstos para os data centers.

A OpenAI começará a usar as GPUs (unidades de processamento gráfico) da AMD na segunda metade de 2026. GPUs são os chips preferidos para treinar e executar modelos de IA porque realizam muitas operações em paralelo, acelerando tarefas como aprendizado de máquina e geração de conteúdo.

“Estamos entusiasmados em nos associar à OpenAI para oferecer computação de IA em escala maciça. É uma parceria ganha-ganha que habilita a construção de IA mais ambiciosa do mundo e impulsiona todo o ecossistema”, disse Lisa Su, CEO da AMD. Para Sam Altman, CEO da OpenAI, o acordo “é um grande passo para construir a capacidade de computação necessária” e levar os benefícios da IA a mais pessoas com maior velocidade.

O anúncio ocorre menos de um mês após a OpenAI revelar uma parceria estratégica com a Nvidia, que inclui US$ 100 bilhões de investimento e a implantação de 10 GW em sistemas da concorrente.

Com isso, a AMD será uma “parceira estratégica” da OpenAI, com as duas empresas codesenvolvendo infraestrutura para atender à demanda crescente por aplicações de inteligência artificial.

O acordo também prevê que a OpenAI receba mais de 160 milhões de ações da AMD, condicionadas ao cumprimento de marcos específicos. Na prática, é um incentivo atrelado a resultados do projeto, comum em parcerias de longo prazo no setor de tecnologia.

Com o reforço das GPUS da AMD e a diversificação de fornecedores, a OpenAI busca reduzir gargalos de hardware, ganhar escala e otimizar custos na corrida por modelos cada vez mais potentes — um movimento que tende a acelerar a chegada de novos recursos de IA aos usuários finais.

Economia e Mercado
X

🍪 Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar este site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.