Ir para o conteúdo

Android Q ganha o nome de Android 10 e tem o logotipo revelado

O Google explica que seus nomes de doces nem sempre foram compreendidos por todos ao redor do mundo

author,

google android 10

O Android Q é um grande marco para a plataforma móvel do Google. É o décimo maior lançamento do sistema operacional móvel mais utilizado no mundo e, para comemorar, o Google está fazendo algumas mudanças na marca do Android.

O Android 10 será o nome oficial do Android Q. Sim, não há mais nomes de doces, que foi uma das principais características de cada nova versão do Android até agora. O Android 5.0 era Lollipop, o Android 2.0 era Eclair e o Android 8.0 o Oreo, mas o Android Q é apenas o Android 10.

O Google explica que seus nomes de doces nem sempre foram compreendidos por todos ao redor do mundo. "Por exemplo, L e R não são distinguíveis quando faladas em alguns idiomas. Então, quando algumas pessoas nos ouviram dizer Android Lollipop em voz alta, não ficava claro que se referia à versão depois do KitKat", diz o Google. "É ainda mais difícil para os novos usuários do Android, que não estão familiarizados com a convenção de nomes, entender se o dispositivo está executando a versão mais recente".

Para acompanhar essa nova nomenclatura, o Google está atualizando o logotipo do Android e a cor da marca. O robô tem um tom ligeiramente diferente de verde e o nome "Android" agora está escrito em preto, uma jogada que o Google diz que facilitará a leitura, especialmente para pessoas com deficiência visual.

google android 10

Estas são algumas grandes mudanças para o Android e sua marca. Abandonar os nomes de doces pode ser uma decepção para alguns, mas faz sentido que será mais fácil para muitas pessoas entenderem qual versão é qual, especialmente para aqueles mais novos na plataforma que podem não ter toda a lista de nomes de doces.

O que você acha do nome Android 10 e do novo logotipo do sistema?

Android