A Apple alertou usuários em 92 países que eles poderiam ter sido potenciais vítimas de “ataques de spyware mercenário”, de acordo com uma notificação enviada por e-mail para os usuários potencialmente afetados. Os invasores tentaram comprometer iPhones usando ataques sofisticados e direcionados especificamente para cada usuário.
O alerta dizia:
A Apple detectou que você está sendo alvo de um ataque de spyware mercenário que tenta comprometer remotamente o iPhone associado ao seu ID Apple. Este ataque provavelmente tem como alvo você, especificamente por causa de quem você é ou do que faz. Embora nunca seja possível ter certeza absoluta ao detectar tais ataques, a Apple confia muito neste aviso – leve-o a sério.
Este aviso é emitido poucos dias antes do início das eleições gerais na Índia, e muitas outras nações também se preparam para votar nas semanas e meses seguintes. A Apple disse que não poderia fornecer informações sobre o que causou a notificação, pois isso poderia ajudar os golpistas a adaptar seu comportamento para evitar a detecção no futuro.
“Ataque de spyware mercenário” é o novo nome que a Apple usa para uma ameaça específica que anteriormente era chamada de “ataque patrocinado pelo Estado”. Segundo a página de suporte da Apple, esses criminosos aplicam “recursos excepcionais para atingir um número muito pequeno de indivíduos específicos e seus dispositivos”.
A página de suporte da gigante de tecnologia afirma que tais ataques são altamente complexos, custam milhões de dólares para serem desenvolvidos e implementados e têm uma vida útil curta; a grande maioria dos usuários nunca será alvo de tais ataques.