Ir para o conteúdo

Apple apresenta macOS Catalina

Há muitos novos recursos e apps, incluindo o Sidecar, que expande a área de trabalho do Mac com o iPad

author,

apple macos catalina

A Apple apresentou uma prévia do macOS Catalina, a versão mais recente do seu sistema operacional para computadores. Ele vem com novos recursos, apps novos e novidades para os desenvolvedores.

Com o macOS Catalina, a Apple substitui o iTunes por seus apps de entretenimento: Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. O novo recurso Sidecar permite que os usuários ampliem a Mesa do Mac usando o iPad como segunda tela ou como dispositivo de entrada de alta precisão para utilizar com os aplicativos de criação do Mac, juntamente com o Apple Pencil. Há também novos recursos de segurança, enquanto o Controle por Voz permite controlar o Mac só com a voz.

apple macos catalina

Com o macOS Catalina, o Gatekeeper agora verifica as falhas de segurança conhecidas de todos os apps. Novos recursos de proteção de dados exigem que todos os aplicativos obtenham permissão antes de acessar os documentos do usuário. A aprovação com o o Apple Watch permite aos usuários aprovar várias solicitações de segurança simplesmente pressionando o botão lateral do Apple Watch. Agora todos os modelos de Mac com o chip T2 Security são compatíveis com o Bloqueio de Ativação. Já com o novo app Buscar, a localização de um Mac perdido ou roubado pode ser transmitida de forma segurança e anônima para o proprietário por meio de outros aparelhos Apple, mesmo que esteja off-line.

O Tempo de Uso no Mac informa como os usuários passam o tempo em apps e sites, e oferece ferrametas para ajudá-los a decidir como investir o tempo. O macOS Catalina também traz novas APIs e ferramentas de desenvolvimento para tornar mais fácil levar apps do iPad para o Mac.

apple macos catalina

Disponibilidade

A prévia para desenvolvedores do macOS Catalina está disponível para membros do Apple Developer Program, e a versão beta pública estará disponível para usuários de Mac ainda este mês. O macOS Catalina estará disponível em breve como uma atualização gratuita para modelos de Mac lançados a partir de meados de 2012. Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou idiomas.

Apple