Pular para o conteúdo

Apple apresenta processadores A18 e A18 Pro para série iPhone 16

O A18 Pro adota a "CPU mais rápida em qualquer smartphone" e consiste em 6 núcleos – dois núcleos principais fazendo o trabalho pesado e quatro núcleos de eficiência energética

author ,

apple a18 pro

Neste ano, a Apple apresentou não um, mas dois processadores completamente novos – o A18 e o A18 Pro. Esta também é a primeira vez que os modelos de entrada do iPhone – o iPhone 16 e o 16 Plus – recebem o processador mais recente da marca. Talvez o principal motivo para isso seja habilitar as tarefas e recursos altamente exigentes relacionados à Apple Intelligence, o conjunto de recursos baseados em inteligência artificial (IA) da Apple, que não estavam disponíveis no A16 Bionic. Como os nomes sugerem, o A18 alimenta os iPhones 16 e 16 Plus, enquanto o A18 Pro está no coração dos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max.

Vamos começar com o A18 Pro. Este é baseado em litografia de 3nm sob processo de fabricação de segunda geração, que é mais refinado e eficiente. O A18 Pro adota a "CPU mais rápida em qualquer smartphone" e consiste em 6 núcleos – dois núcleos principais fazendo o trabalho pesado e quatro núcleos de eficiência energética. Juntos, eles superam a CPU do A17 Pro em 15%, enquanto usam 20% menos energia. Quanto à GPU, esta tem uma arquitetura de nível de desktop e pode superar sua antecessora em 20%, além de fazer ray tracing duas vezes mais rápido.

A largura de banda de memória melhorada e o tamanho de cache maior permitem que o A18 Pro tenha suporte para alguns recursos de mídia avançada. Isso inclui suporte às altas taxas de atualização de tela (ProMotion), recurso de tela sempre ligada, velocidades USB 3 mais rápidas e gravação de vídeo ProRes. Esses recursos não estão disponíveis nos iPhones comuns. Há também uma nova unidade de processamento de imagem que melhora o desempenho da câmera e o processamento de dados para codificação de vídeo. Esse último é duas vezes mais rápido em comparação ao A17 Pro.

Claro, as capacidades relacionadas à IA estão todas melhores agora. O motor neural de 16 núcleos é capaz de fazer 35 trilhões de operações por segundo, tem acesso a 17% mais largura de banda de memória e pode ser duas vezes mais rápido e mais eficiente do que seu antecessor.

O A18 normal, por sua vez, tem uma CPU de 6 núcleos com a mesma configuração e é 30% mais rápido que o A16 Bionic do ano passado encontrado nos iPhones 15 e 15 Plus. Este também usa 30% menos energia que seu antecessor para as mesmas cargas de trabalho. O novo chip também recebe um novo motor neural.

A diferença está na GPU e nas capacidades de processamento de imagem. O A18 não recebe os recursos de mídia avançada, enquanto a GPU se limita a uma configuração de 5 núcleos em vez de uma configuração de 6 núcleos. Ainda é bem rápido, no entanto, já que a Apple alega ganhos de 40% no desempenho gráfico sobre o A16 Bionic e redução de 35% no consumo de energia.

Apple
X

🍪 Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar este site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.