A Apple realizou a abertura da WWDC 2025, e, claro, a inteligência artificial (IA) dominou o evento. Embora a prometida Siri mais inteligente, anunciada há um ano, ainda não tenha dado as caras, a gigante de Cupertino revelou várias novidades importantes para sua plataforma de IA, batizada de Apple Intelligence.
Tradução ao vivo integrada em apps
Uma das novidades mais aguardadas é o Live Translation (Tradução ao Vivo). Apesar de ser uma função que concorrentes já oferecem há anos, é um avanço importante para a Apple, que finalmente alcança esse patamar. A tradução ao vivo está integrada nos apps Mensagens, FaceTime e Telefone — e, diferente de outros serviços, todo o processamento é feito diretamente no dispositivo, sem precisar da nuvem.
No app Mensagens, as mensagens são traduzidas automaticamente. Já no FaceTime, você continua ouvindo a voz original do interlocutor, enquanto uma legenda traduzida aparece em tempo real. Somente durante as chamadas de voz a tradução também será falada por voz sintetizada.
Novidades criativas e integração com ChatGPT
O recurso Genmoji permite agora combinar vários emojis e descrições para criar novos personagens personalizados. Se criar um baseado em familiares ou amigos, é possível até ajustar detalhes como o penteado para refletir o visual mais recente deles.
Além disso, a integração com ChatGPT foi expandida para diversas ferramentas da Apple, como o Image Playground, ferramentas de escrita, Siri e Visual Intelligence.
Visual Intelligence: AI que interage com o que você vê
O Visual Intelligence se tornou mais poderoso, capaz de agir sobre qualquer coisa exibida na tela. Basta tirar um print para acessar um menu que permite fazer buscas no Google, Etsy e outros apps compatíveis, ou até perguntar diretamente ao ChatGPT sobre o que você está vendo.
Quando o sistema identifica que a imagem corresponde a um evento, ele sugere automaticamente adicioná-lo ao calendário, extraindo data, hora e local.
Atalhos inteligentes e organização automática
O app Atalhos ganhou ações inteligentes que facilitam tarefas complexas. Por exemplo, um estudante pode criar um atalho que compara a transcrição de uma aula com suas anotações, destacando pontos importantes que ele possa ter perdido.
O sistema também identifica ações relevantes em emails, sites e outros conteúdos para categorizar lembretes automaticamente. Já o Apple Wallet passa a reconhecer e resumir informações de rastreamento de pedidos a partir dos emails de lojas e transportadoras.
No app Mensagens, agora é possível criar enquetes, e o sistema sugere automaticamente o uso delas quando percebe que podem ser úteis.
Workout Buddy no Apple Watch: treinos com IA personalizada
No Apple Watch, o novo Workout Buddy usa Apple Intelligence para oferecer dicas motivacionais personalizadas durante os treinos, com base no histórico, batimentos cardíacos, ritmo, distância e metas pessoais do usuário.
O recurso usa uma nova tecnologia de texto para fala, com uma voz inspirada nos treinadores do Fitness+, trazendo energia e motivação durante o exercício.
Por enquanto, o Workout Buddy estará disponível em inglês para os seguintes tipos de treino: corrida indoor e outdoor, caminhada indoor e outdoor, ciclismo outdoor, HIIT, e treino de força tradicional e funcional.