Pular para o conteúdo

Apple diz que produtora de Fortnite, Epic Games, tentou vantagem indevida

Em seu processo, a Apple chega a comparar a Epic e sua decisão de implementar seu próprio sistema de pagamento forçadamente a um ladrão

author,

fortnite no iphone

Na semana passada, ficamos sabendo que a Apple está ameaçando encerrar as contas de desenvolvedor da Epic Games, produtora de Fortnite, em 28 de agosto devido à violação em oferecer compras no aplicativo do Fortnite sem usar o sistema da Apple. A Epic então pediu a um tribunal que impedisse a Apple de encerrar sua conta de desenvolvedor, e agora a Apple apresenta uma resposta formal.

A Apple solicitou a um tribunal distrital federal que negue o pedido da Epic por uma liminar. A Apple diz que essa "emergência" com a qual a Epic está preocupada é culpa da própria produtora de games.

O processo da Apple também revela que a Epic tentou conseguir um acordo especial da Apple antes de inserir seu próprio sistema de pagamento na versão iOS do Fortnite. A Apple diz que em 30 de junho recebeu um e-mail da produtora sobre permitir que o aplicativo "Epic Games Store" instalasse jogos em dispositivos iOS diretamente, ignorando o sistema de pagamento em aplicativo da Apple no processo.

A Apple alega que quando disse "Não" à proposta da Epic, a produtora então "recorreu a uma ação repentina e unilateral que violou flagrantemente seus contratos com a Apple e, simultaneamente, entrou com este processo, que busca justificar suas violações deliberadas após o fato."

Em seu processo, a Apple chega a comparar a Epic e sua decisão de implementar seu próprio sistema de pagamento forçadamente a um ladrão. "Se os desenvolvedores podem evitar o checkout digital, é o mesmo que se um cliente sair de uma loja da Apple sem pagar pelo produto roubado: a Apple não ganha".

Por fim, a Apple argumenta que a Epic não sofre um caso antitruste porque não consegue monopolizar o mercado de aplicativos para smartphones, já que o Google tem um grande mercado de aplicativos próprio. A Apple também diz que suas políticas da App Store são semelhantes às do Google, Amazon e Microsoft, bem como de consoles de jogos como Xbox e PlayStation.

Toda essa batalha começou na semana passada, quando a Epic discretamente inseriu seu próprio sistema de pagamento nas versões iOS e Android do Fortnite. Com isso, os jogadores poderiam comprar V-Bucks para gastar no Fortnite e conseguir um desconto de 20% usando este novo método de pagamento direto em vez dos sistemas de pagamento da Apple e do Google, o que lhes daria uma vantagem de 30%.

Tanto a Apple quanto o Google responderam retirando o Fortnite de seus respectivas vitrines de aplicativos no mesmo dia, e a Epic processou as duas empresas. Agora a Apple está ameaçando encerrar a conta de desenvolvedor da Apple da Epic, o que impediria a Epic de distribuir aplicativos no iOS e atualizar o motor de jogos Unreal, que é usado por muitos outros desenvolvedores de jogos para o sistema operacional móvel.

Jogos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.