Uma nova pesquisa realizada pela Brand Directory classifica a Apple como a marca mais valiosa do mundo em 2022. Os autores do estudo calculam um valor de US$ 355,1 bilhões em uma avaliação financeira própria.
As dez marcas mais valorizadas globalmente, segundo este relatório, são as seguintes:
1 – Apple
2 – Amazon
3 – Google
4 – Microsoft
5 – Walmart
6 – Samsung Group
7 – Facebook
8 – ICBC (Banco Industrial e Comercial da China)
9 – Huawei
10 – Verizon
Apple
O valor da Apple aumentou 35% em relação a 2021, sendo mais alto do que qualquer outra marca já registrou. A Apple é a primeira empresa a atingir uma avaliação de mercado de US$ 3 trilhões. Historicamente, o sucesso da gigante da tecnologia estava no aprimoramento do posicionamento de sua marca principal, mas seu crescimento mais recente pode ser atribuído ao reconhecimento da empresa de que sua marca pode ser aplicada de forma eficaz a uma gama muito mais ampla de serviços.
O iPhone ainda responde por cerca de metade das vendas da marca. No entanto, este ano a Apple deu mais atenção a outros produtos, o que resultou em uma nova geração de iPads, uma revisão do iMac e a estreia dos AirTags. Sua gama de serviços, do Apple Pay ao Apple TV, também se fortaleceu e se tornou cada vez mais importante para o sucesso da marca.
O Google, por sua vez, registrou um crescimento de 38% no valor da marca, atingindo US$ 263,4 bilhões. A marca depende da publicidade para a grande maioria de sua receita e foi prejudicada no início da pandemia, pois os gastos com publicidade caíram devido às incertezas. No entanto, à medida que o mundo se ajustava ao novo normal e com as pessoas gastando cada vez mais tempo on-line, os orçamentos de publicidade se abriram e os negócios do Google se recuperaram, resultando em um aumento considerável no valor da marca.
Samsung
O grupo Samsung ficou em sexto lugar e é a única marca coreana listada entre as 25 marcas mais valorizadas do mundo. O valor da marca do grupo Samsung, com sede na Coréia do Sul, é de US$ 107,3 bilhões em 2022, um aumento de 5% em relação ao ano passado, o que permitiu defender sua posição de longa data como a marca mais valiosa da Ásia-Pacífico, embora tenha caído para 6º no ranking mundial, superada pelo Walmart.
As receitas da Samsung aumentaram como resultado do lançamento de novos produtos. Em meio a uma crise global na cadeia de suprimentos e alta demanda por chips de memória, a marca superou seus concorrentes com altas receitas em seus negócios de fabricação de chips. Além disso, para atender à demanda do consumidor, a Samsung está montando uma nova fábrica de chips de computador no Texas no valor de US$ 17 bilhões. A gigante da tecnologia também expandiu sua oferta de eletrônicos, com uma nova linha de dispositivos portáteis, além de utensílios domésticos e de cozinha.
Huawei
A Huawei é a nona marca mais valorizada em 2022, saindo do 21º lugar que ocupava em 2021. A Huawei certamente está se saindo muito melhor do que desde o início da proibição dos EUA.
A Huawei conseguiu recuperar seu lugar entre as 10 marcas mais valiosas do mundo, após um crescimento de 29% para um valor estimado de US$ 71,2 bilhões. O negócio de smartphones da Huawei foi duramente atingido pelas sanções dos EUA, mas reagiu positivamente ao aumentar fortemente o investimento em empresas de tecnologia domésticas e em Pesquisa e Desenvolvimento, além de voltar seu foco para serviços em nuvem.
TikTok
Por fim, o TikTok é a marca que mais cresce globalmente. Triplicando o valor da marca no ano passado, o TikTok é a marca que mais cresce no mundo. Com um crescimento surpreendente de 215%, o valor do aplicativo de entretenimento aumentou de US$ 18,7 bilhões em 2021 para US$ 59,0 bilhões este ano. Com isso, conquistou o 18º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.
Com as restrições do Covid-19 ainda em vigor em todo o mundo ao longo de 2021, os serviços de entretenimento digital, mídia social e streaming tiveram um crescimento contínuo, e a ascensão do TikTok é uma prova de como o consumo de mídia está mudando. Com sua proposta de conteúdo fácil de consumir e divertido, a popularidade do aplicativo se espalhou pelo mundo, no entanto, também atuou como uma saída criativa e forneceu uma maneira de as pessoas se conectarem durante a pandemia.