O CEO da Apple, Tim Cook, em entrevista à imprensa, compartilhou a visão ambiciosa da empresa para o futuro, destacando o foco crescente da Apple em inteligência artificial (IA), juntamente com suas inovações em saúde que salvam vidas em todo o mundo.
O executivo revelou que o trabalho em IA começou em 2017, quando a equipe que trabalhava em motores neurais – aquela que supostamente estava desenvolvendo um carro inteligente – orientou as pessoas a implementar o aprendizado de máquina em produtos da Apple.
Cook enfatizou o comprometimento da Apple em usar a tecnologia para capacitar e proteger os usuários. Tudo começou com o Apple Watch e seu monitoramento de frequência cardíaca, e agora os usuários podem monitorar a apneia do sono com um dispositivo vestível. “A tecnologia deve servir à humanidade, e a IA pode ser uma ferramenta poderosa para fazer isso acontecer”, explicou o presidente-executivo.
Uma área em que a Apple está particularmente interessada em usar IA é a saúde e a segurança pessoal. Ao alavancar o aprendizado de máquina, os dispositivos da Apple podem fornecer resultados cada vez mais precisos sobre o comportamento do usuário e métricas de saúde. A abordagem da Apple para IA também reflete sua ênfase na privacidade. A empresa prefere IA baseada no dispositivo que processa dados localmente, garantindo que as informações do usuário permaneçam seguras. Tarefas mais complexas ainda são feitas por servidores remotos com sistemas de segurança integrados, assim como em um iPhone.
Além da saúde, Cook deu a entender como a IA está transformando outras áreas do ecossistema da Apple. A inteligência artificial está se tornando uma parte silenciosa, mas significativa, da experiência de produto da Apple, desde interações mais inteligentes com a Siri até sugestões de texto preditivo e categorização de fotos.
Embora tenha se abstido de detalhar recursos específicos para o futuro, Cook garantiu que os investimentos da Apple em IA continuarão a se concentrar em aplicações práticas que melhorem a experiência do usuário sem comprometer a privacidade.