Pular para o conteúdo

Apple investirá mais de R$19 bi na Kia para futuro carro elétrico

Especificamente, a Apple está interessada em usar sua plataforma de veículo elétrico com bateria E-GMP

author ,

apple

A Apple está entrando em uma parceria com a fabricante de automóveis sul-coreana Kia para a produção de seu futuro veículo elétrico - o Apple Car.

As duas empresas podem entrar em um acordo em 17 de fevereiro e começar a produzir carros que provavelmente serão lançados em 2024. A Apple também pode trabalhar com a Hyundai para projetar e desenvolver seu primeiro carro, aproveitando sua Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP) para veículos elétricos a bateria.

As conversas sobre o contrato já acontecem há mais de um mês e no dia 17 de fevereiro será assinado e oficializado. De acordo com o documento, a Apple vai investir 4 trilhões de wons (o equivalente a mais de R$ 19 bilhões) para garantir a capacidade de produção na fábrica da Kia no Estado de Georgia nos Estados Unidos. Com isso, a Kia deverá produzir inicialmente cerca de 100.000 unidades por ano e pode expandir para 400.000 unidades no máximo.

Outras fontes também disseram que a Apple está trabalhando com a Hyundai para o desenvolvimento e design do seu carro. Especificamente, a Apple está interessada em usar sua plataforma de veículo elétrico com bateria E-GMP. A plataforma pode ter dois motores, suspensão traseira de cinco elos, células de bateria que podem fornecer autonomia de até 500km e carregamento em alta velocidade.

Com os rumores sobre este investimento da Apple, a Kia viu os preços de suas ações subirem quase 14,5%. No futuro, se o acordo com a Hyundai der certo, a Apple também pode pensar em uma parceria com a General Motors e a PSA para expandir para outros mercados. Se a Apple tiver sucesso em trazer seu veículo elétrico para o mercado, estará competindo com empresas como Tesla, Lucid Motors, Daimler AG e Volkswagen AG.

Apple
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.