A participação de mercado da Apple caiu no mercado chinês, revelaram pesquisas sobre as remessas de celulares no país ocidental. A IDC e a Canalys confirmaram que a Vivo foi a marca mais vendida na China durante o terceiro trimestre de 2024, enquanto a Huawei e a Xiaomi também registraram um grande aumento nas remessas. A Apple, por sua vez, não conseguiu igualar seus resultados do ano passado.
Embora diferentes analistas adotem diferentes abordagens para coletar seus dados, o quadro geral mostra claramente que o mercado na China está ficando mais apertado. A diferença entre o primeiro e o quinto lugar é de apenas 5 pontos percentuais. Entre julho e setembro de 2024, a Vivo continuou cobrindo várias faixas de preço para atrair mais consumidores. Também tivemos a Apple com seus novos iPhones e a Huawei confiou na reputação patriótica, pois enfrenta restrições devido às sanções dos Estados Unidos. A Xiaomi vendeu smartphones a um preço mais baixo e uma margem menor, enquanto a Honor lançou os dobráveis Magic Flip e Magic V3.
A IDC revelou que as remessas de celulares acima de o equivalente a US$ 600 cresceram para quase 30%, enquanto a fatia de dispositivos premium (de US$ 400 a US$ 600) caiu para 6,6%. Isso inclui smartphones dobráveis, cujas remessas cresceram 13,6% em comparação anual.
Em relação aos dobráveis, a Huawei continua sendo a líder indiscutível com 41% de todas as vendas no terceiro trimestre, seguida pela Honor com 21,9% de participação de mercado. Xiaomi, Samsung e Vivo completaram as cinco primeiras posições nesse segmento.