Pular para o conteúdo

Apple poderia ter lançado iMessage no Android em 2013, mas nunca o fez

Documentos judiciais apresentados em processo da Epic revelam que os executivos da Apple nunca quiseram lançar o iMessage para Android

author ,

imessage ios apple

Novas descobertas revelam que a Apple poderia ter lançado o iMessage para Android anos atrás, mas deliberadamente optou por não fazê-lo. O processo antitruste da Epic contra a Apple revelou que a empresa da maçã ignorou intencionalmente um lançamento no Android, embora pudesse ter compatibilidade cruzada com o sistema operacional do Google já em 2013.

Os documentos judiciais apresentados pela Epic e pela Apple antes do julgamento que se aproxima deixam claro que os executivos da Apple eram contra a portabilidade do iMessage para o Android por razões competitivas.

De acordo com um depoimento do vice-presidente sênior de software e serviços de Internet da Apple, Eddy Cue, a empresa "poderia ter feito uma versão no Android que funcionasse com iOS" de forma que "houvesse compatibilidade cruzada com a plataforma iOS para que os usuários de ambas as plataformas seriam capazes de trocar mensagens uma com a outra perfeitamente."

No entanto, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple e executivo responsável pelo iOS,Craig Federighi, teria dito: "O iMessage no Android serviria simplesmente para remover um obstáculo para que as famílias do iPhone dêem aos seus filhos telefones Android."

Em 2016, quando um ex-funcionário da Apple comentou que "a maior dificuldade para largar o universo de aplicativos da Apple é o iMessage", o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, comentou que "levar o iMessage para o Android vai mais nos prejudicar do que ajudar."

Estas declarações reafirmam o que a maioria de nós já sabe há algum tempo - a Apple gosta de manter seu ecossistema fechado para prender os usuários e mantê-los lá. A prática não é ilegal e essas descobertas não prejudicariam necessariamente a Apple. Isso é apenas outra maneira da Epic sustentar seu ponto de que a Apple usa o ecossistema fechado da plataforma para manter seu monopólio de mercado.

Enquanto isso, o iMessage contínua não disponível para Android e parece que nunca vai sair do jardim murado da Apple.

Aplicativos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.