Segundo a Ministra de Investimentos da Indonésia, Rosan Roeslani, a Apple prometeu um investimento de US$ 1 bilhão no país. Esta notícia vem logo depois de a Apple propor investimentos de até US$ 100 milhões no mês passado. "Quem se beneficia das vendas deve investir aqui, criar empregos aqui", disse a autoridade.
Roeslani também acrescentou que espera que a Apple anuncie formalmente seu novo compromisso de investimento na próxima semana. Isso marcaria um ponto final na proibição de venda das séries iPhone 16 e Apple Watch 10 na Indonésia; tais produtos foram banidos do país devido a compromissos de investimento não cumpridos pela Apple.
De acordo com a lei indonésia, empresas estrangeiras devem fornecer 40% de conteúdo local para operar no país. As empresas podem cumprir esses requisitos fabricando produtos, desenvolvendo software ou estabelecendo centros de pesquisa e desenvolvimento localmente.
A Indonésia é a maior economia do Sudeste Asiático, e a Apple parece estar considerando expandir sua produção de acessórios e componentes localmente. Se o novo valor do investimento for confirmado, a Apple pode ter um plano de fabricação de longo prazo para a Indonésia.