Pular para o conteúdo

Apple quis usar chips da Qualcomm no iPhone XS/XR, mas foi recusada

Recentemente, os novos iPhones tiveram que ser retirados das prateleiras de lojas em vários países devido às lutas legais entre as duas empresas

author ,

Uma ação antitruste entre a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) e a Qualcomm, fabricante de chipsets, está atualmente em sessão na cidade de San Jose, Califórnia. Durante os procedimentos, o diretor de operações da Apple, Jeff Williams, forneceu algumas informações importantes sobre o relacionamento tenso da empresa com a Qualcomm.

Apple quis usar chips da Qualcomm no iPhone XS/XR, mas foi recusada

De acordo com um tweet da repórter Shara Tibken, o executivo testemunhou que a Apple procurou o uso de chips da Qualcomm (especificamente modems) para uso no Apple iPhone XS, XS Max e XR. No entanto, a Qualcomm recusou o pedido devido aos problemas legais em andamento entre as duas empresas. Com isso, a Apple acabou usando modems da Intel.

Se isso for verdade, a Qualcomm provavelmente deixou de ganhar bilhões de dólares com a perda dessa possível venda de seus modems para a Apple, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. No entanto, a Qualcomm provavelmente tomou a decisão com base nas alegações de que a Apple não cumpriu os pagamentos de licenciamento para a Qualcomm.

Recentemente, os novos iPhones tiveram que ser retirados das prateleiras de lojas em vários países devido às lutas legais entre as duas empresas, já que a Qualcomm tenta forçar a Apple a pagar essas taxas.

Durante o mesmo julgamento da FTC, o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, afirmou que a empresa pagou à Apple US$ 1 bilhão para se tornar a única fornecedora de chips modernos para a Apple. Esse acordo de 2011 é parte da razão pela qual a Qualcomm está lutando tão duramente contra a Apple para receber os pagamentos das taxas de licenciamento.

Segundo o acordo, a Qualcomm pagou US$ 1 bilhão em dinheiro para a Apple e deu à empresa um desconto por unidade. Em troca, a Apple deu à Qualcomm direitos exclusivos para fornecer modems para os iPhones.

A FTC, no entanto, argumenta que a Qualcomm se envolve em comportamento anticompetitivo para impedir que outros fabricantes de chips forneçam à Apple. Qualcomm nega isso.

O julgamento deve terminar em algum momento desta semana, embora possa durar muito mais tempo.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.