A fabricante ARM anunciou uma nova geração de chipset e GPU para dispositivos móveis. As novidades são o Cortex-A75, Cortex-A55 e a Mali-G72.
Confira os detalhes de cada um:
- Cortex-A75
O novo chip traz desempenho 22% superior em comparação com o A73, quando comparado nas mesmas frequências. Em benchmarks, o A75 foi 48% melhor em Octane e 34% melhor em Geekbench. Cortex-A75 ainda é mais eficiente que a geração passada, permitindo que ele funcione a uma velocidade de clock mais alta enquanto consome a mesma quantidade de energia.
A75 foi projetado também pensando em notebooks, como Chromebooks e as próximas máquinas ARM com base em Windows, podendo rodar em 2W de energia para ainda mais desempenho.
- Cortex-A55
Sucessor de A53, o chipset se saiu 14% melhor em Octane e 20% melhor em Geekbench contra o antecessor. A55 têm 18% mais desempenho em núcleo único quando comparado ao A53.
- Mali-G72
Além disso, a ARM anunciou a GPU Mali-G72, sucessora da G71. A Mali-G72 promete um desempenho 40% superior em comparação com o modelo anterior.
G72 também têm 25% mais alta eficiência energética, 20% melhor densidade de desempenho e 17% melhor eficiência de aprendizagem da máquina.
Ambos os novos processadores são os primeiros da ARM a serem baseados na nova tecnologia DynamIQ – criada para executar tarefas de inteligência artificial (AI) e aprendizagem automática (ML) localmente no dispositivo em vez de delegá-las à nuvem.
As novidades devem começar a aparecer em aparelhos portáteis até o fim de 2017.
Fonte: ARM