Pular para o conteúdo

ARM anuncia CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78 com até 25% de melhoria

A ARM também apresentou o novo programa Cortex-X Custom, que permite aos seus parceiros de negócio personalizarem a CPU Cortex para fornecer um melhor desempenho em casos de uso específicos

author ,

ARM CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78

A ARM, fabricante de semicondutores e softwares, anunciou no ano passado a CPU Cortex-A77, a GPU Mali-G77 e o Machine Learning IP. Exatamente um ano depois, a empresa anuncia sua nova CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78, além do programa Cortex-X Custom e a NPU Ethos-N78, que equipará smartphones Android em 2021.

A CPU Cortex-A78 vem com um ganho de desempenho de 20% em relação ao Cortex-A77 e uma melhor performance de Machine Learning (ML), além de permanecer dentro do consumo de energia de 1 watt. Embora a arquitetura seja a mesma da geração anterior, a nova Cortex-A78 economiza área ocupada e consumo de energia, mantendo o desempenho. Comparado aos dispositivos que usam a CPU Cortex-A77, a nova Cortex-A88 oferece 50% de economia de energia. Da mesma forma, nas tarefas de ML, a nova unidade central de processamento consome 8% menos energia, em média.

ARM CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78

A GPU Mali-G78, por sua vez, vem com uma melhoria de 25% e uma densidade de desempenho de 15% no conteúdo de jogos em comparação com a Mali-G77 do ano passado. Para comparar, a geração anterior suportava até 16 núcleos, enquanto a nova Mali-G78 suporta até 24 núcleos. Sobre o consumo de energia, a nova unidade de processamento visual ganhou uma eficiência energética 10% melhor.

Juntamente com a GPU Mali-G78, a ARM também anunciou a nova Mali-G68, que é uma GPU de nível sub premium. Ele compartilha os recursos da GPU Mali-G78, mas tem suporte para até 6 núcleos.

ARM CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78

A ARM também apresentou o novo programa Cortex-X Custom, que permite aos seus parceiros de negócio personalizarem a CPU Cortex para fornecer um melhor desempenho em casos de uso específicos e diferenciar além do uso tradicional dos produtos ARM Cortex. A nova unidade central de processamento ARM Cortex-X1 é a primeira CPU baseada nesse programa e vem com um aumento de 30% no desempenho máximo em relação ao Cortex-A77.

ARM CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78

Por fim, na frente do Machine Learning (ML), a ARM ainda anunciou a nova unidade de processamento neural Ethos-N78, que oferece 25% mais eficiência de desempenho em relação ao Ethos-N77.

Vamos esperar que os fabricantes de plataformas móveis (chipsets) adotem as novas CPU e GPU nos seus próximos lançamentos para que, eventualmente, possamos ver uma estreia nos smartphones Android a partir de 2021.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.