Pular para o conteúdo

Asus Zenfone 9 continua pequeno mas ganha recursos de última geração

A bateria do celular tem capacidade de 4.300mAh, o que é 300mAh a mais do que o Zenfone 8 (enquanto o Galaxy S22 tem uma bateria de 3.700mAh, para efeito de comparação)

author ,

Asus Zenfone 9 continua pequeno mas ganha recursos de última geração

O smartphone Asus Zenfone 9 estreia com sensor de câmera maior, bateria com capacidade aumentada, resfriamento por câmara de vapor para o processador e muito mais, embora seja ainda menor do que o seu antecessor Zenfone 8.

Este celular mede 146,6 x 68,2 x 9,5mm e pesa 165g, tornando-se um dos menores Android topos de linha. O aparelho adota o mais recente processador topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Plus Gen1 (2022), e a Asus substituiu o sistema de resfriamento por tubo de calor do Zenfone 8 por uma câmara de vapor de maior área.

Existem três configurações de memória de RAM e armazenamento: 8/128GB, 8/256G2B e 16/256GB, nos padrões LPDDR5 e UFS 3.1, respectivamente. Não há suporte para cartão microSD (também não havia no antecessor). O smartphone é lançado com o Android 12 e receberá 2 atualizações principais do sistema operacional e pelo menos 2 anos de patches de segurança.

Asus Zenfone 9 continua pequeno mas ganha recursos de última geração

O quadro intermediário do Zenfone 9 é feito de alumínio, enquanto a parte traseira é feita de polímero que é mais difícil de arranhar do que o plástico e mais resistente a quebras do que o vidro. O aparelho é classificado como IP68 para resistência a poeira e água, enquanto a tela é protegida por Gorilla Glass Victus.

A tela de 5,9 polegadas usa um painel OLED HDR10+ da Samsung com resolução de 1.080 x 2.400 pixels, densidade de 445 pixels por polegada, taxa de atualização de 120Hz (com opções de 90 e 60Hz), taxa de amostragem de toque de 240Hz e pico de brilho de 1.100 nits. A Asus calibrou a tela em dois níveis de brilho diferentes para garantir uma imagem de alta qualidade o tempo todo. A tela tem 112% de cobertura do perfil DCI-P3 e 151,9% de sRGB. O painel também suporta escurecimento por corrente contínua em baixos níveis de brilho e um modo de tela sempre ligada.

O Zenfone 9 usa três sensores da Sony em suas câmeras. A câmera principal na parte traseira adota o sensor IMX766 de 50MP (pixels de 1/1,56", 1,0µm). Este sensor possui um estabilizador de cardan híbrido de 6 eixos que é três vezes mais eficaz que a estabilização óptica de imagem comum. Não há uma câmera telefoto neste celular, mas o sensor IMX766 pode fazer zoom sem perdas de 2x (com resolução de 16MP). A câmera secundária adota um sensor IMX363 de 12MP (1/2,55", 1,4µm) com lente ultra-angular de 113°. Esta também possui foco automático para tirar fotos macro (a 4cm) e possui estabilização eletrônica de imagem avançada. A câmera principal pode gravar vídeo em 8K a 24fps com estabilização eletrônica de imagem ou 4K a 60fps com a mesma estabilização.

A câmera frontal, por sua vez, adota um sensor IMX663 de 12MP (1/2,93", 1,22µm) e também possui foco automático e capacidade para gravar vídeos em 4K a 30fps (ou 1080p a 60fps).

Asus Zenfone 9 continua pequeno mas ganha recursos de última geração

A bateria tem capacidade de 4.300mAh, o que é 300mAh a mais do que o Zenfone 8 (enquanto o Galaxy S22 tem uma bateria de 3.700mAh, para efeito de comparação). Isso lhe dá a liberdade de não usar toda a capacidade - você pode definir a carga máxima em 90% ou 80%. Esta última configuração aumentará a vida útil da bateria, degradando-a em apenas 7% após 500 ciclos em vez de 15% se você carregá-la completamente.

Há mais coisas que você pode fazer pela bateria. O celular vem com tecnologia de carregamento rápido HyperCharger de 30W, mas você pode alternar entre os modos que limitam a potência de carga a 18W ou 10W. Isso reduz as temperaturas e aumenta ainda mais a longevidade da bateria. A Asus promete quase 2 dias de duração da bateria e isso com muitas chamadas telefônicas (90 min), centenas de mensagens de texto, streaming de música por mais de uma hora, assistindo a vídeos do YouTube e TikTok, jogando por uma hora, tirando algumas fotos e gravando vídeos todos os dias.

A Asus também moveu o leitor de impressão digital de baixo da tela para a lateral do celular. Isso permite que ele atue como um botão inteligente. Por exemplo, você pode rolar a tela para cima ou para baixo deslizando para cima ou para baixo. Você também pode definir ações personalizadas para um toque duplo ou longo.

Asus Zenfone 9 continua pequeno mas ganha recursos de última geração

O Zenfone 9 ainda compartilha o recurso Game Genie da linha ROG para jogos. Isso permite bloquear notificações, mas também permite que você tenha qualquer aplicativo flutuando sobre o jogo se precisar responder ou verificar algo. O Game Genie pode mostrar os FPS do jogo, duração estimada da bateria, temperaturas do sistema e muito mais. O recurso também pode limpar aplicativos em segundo plano da RAM, se necessário. Também possui um gravador de tela integrado para capturar suas jogatinas e pode ajudá-lo com uma função macro para automatizar uma sequência complexa de toques. Se você tiver uma dificuldade que não consegue solucionar durante o jogo, você também pode fazer uma pesquisa na Internet ou navegar no YouTube para ver um guia, tudo sem sair do jogo.

O Asus Zenfone 8 custa a partir de € 800 (o equivalente a cerca de R$ 4.232, em conversão direta na cotação atual das moedas), e estará disponível primeiramente na Europa, Hong Kong e Taiwan, depois chegará na América do Norte, Japão, Indonésia e partes da América do Sul.

Lançamentos
X

🍪 Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar este site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.