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Atualização da Apple gera prejuízo multibilionário às redes sociais

O Facebook foi o que mais perdeu dinheiro de receita em termos absolutos, segundo este levantamento da imprensa

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A Apple estreou em abril um novo recurso voltado para privacidade de usuários do iOS chamado App Tracking Transparency (ATT), que obriga os desenvolvedores de aplicativos a solicitar permissões dos usuários quando desejam rastreá-los para fins publicitários. Portanto, desde então todos os aplicativos ativos precisam solicitar aprovação antes de serem capazes de rastrear pessoas em outros aplicativos e sites. Caso contrário, os apps serão expulsos da App Store. Um estudo da imprensa estrangeira revela que este recurso custou às plataformas de mídia social cerca de US$ 10 bilhões em receita, como era de se esperar.

Uma investigação do veículo The Financial Times revelou até que ponto a nova política de privacidade da Apple tem prejudicado os ganhos das plataformas de mídia social. Serviços como Snapchat, Facebook, Twitter e YouTube dependem muito da publicidade para permanecerem de uso gratuito. Considerando que muitos usuários optam por não ser rastreados, os anúncios estão se tornando menos relevantes e não alcançando seus públicos-alvos. Esta mudança custou às referidas plataformas cerca de US$ 9,85 bilhões em receita - até agora.

O Facebook criticou a ação da Apple em dezembro passado, promovendo anúncios de página inteira em jornais estrangeiros para chamar a atenção. O Facebook também foi o que mais perdeu dinheiro em termos absolutos, segundo este levantamento da imprensa.

Pode levar pelo menos um ano para reconstruir um novo sistema de publicidade que não dependa do rastreamento de usuários em outros aplicativos e sites. As empresas terão que se concentrar nos usuários do Android ou encontrar maneiras mais criativas de aproveitar os usuários do iPhone sem rastreá-los pelos métodos usuais.

App Tracking Transparency

É importante notar que quando os usuários desabilitam o rastreamento nas configurações de privacidade, os aplicativos não podem nem mesmo solicitar a permissão para rastreá-los ou exibir uma explicação de por que eles precisam fazer isso. A Apple também proíbe os aplicativos de oferecer algum benefício aos usuários que concordam em ser rastreados.

A gigante da tecnologia tem se concentrado recentemente na privacidade do usuário e nos recursos de segurança. Na semana passada, a empresa lançou seu recurso App Privacy Report na primeira versão beta do iOS 15.2. Isso expõe as práticas relacionadas à privacidade de todos os aplicativos instalados em um iPhone.

Você permite que os aplicativos o rastreiem em troca de anúncios mais relevantes? Deixe seu comentário.

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