Pular para o conteúdo

Bluetooth 5 deve chegar em breve, com mais velocidade e melhor alcance

Uma nova versão da conexão sem fio para dispositivos, o Bluetooth 5, chega em breve, dando aos usuários uma conectividade mais rápida entre os dispositivos e distâncias mais longas.

author ,

O Bluetooth 5 terá quatro vezes mais alcance e o dobro da velocidade da Bluetooth 4.2

A nova versão, Bluetooth 5, é uma grande atualização sobre o atual Bluetooth 4.2. Em uma simples comparação, as especificações do Bluetooth 5, permitem uma conectividade que poderia alcançar os 400 metros, segundo os analistas do The Linley Group em nota sobre a pesquisa nesta semana. Isso significa que os usuários podem conectar um smartphone a um alto-falante Bluetooth mesmo que ele esteja na vizinhança.

As especificações finais do Bluetooth 5 serão divulgadas até o final deste ano ou início do próximo ano, disseram os analistas do Linley.

Em um cenário típico, e realista, o Bluetooth 5 vai oferecer um alcance de até 120 metros, que é quatro vezes maior do que Bluetooth 4.2, e será duas vezes mais rápido, com taxas de transferência de dados de 2 Mbps, disse Chuck Sabin, diretor de estratégia de negócios na Bluetooth-Special Interest Group, que define os padrões para o Bluetooth.

O Bluetooth 5 terá quatro vezes mais alcance e o dobro da velocidade da Bluetooth 4.2
Historicamente, uma vez que as especificações finais do Bluetooth 5 forem liberadas, os dispositivos rapidamente seguirão o novo, disse Sabin. Então, se o Bluetooth 5 for finalizado e lançado no final deste ano, os dispositivos com a nova versão poderiam surgir no início do próximo ano, disse Sabin.

As primeiras versões do Bluetooth foram usados ​​em equipamentos de áudio, headsets e carros. Mas o Bluetooth evoluiu; agora está concentrado na internet das coisas e vem sendo usado em produtos inteligentes para a casa, dispositivos médicos, drones, robôs, medidores inteligentes e wearables. E atualmente está competindo com tecnologias sem fio, como Wi-Fi e ZigBee.

O Bluetooth 5 terá quatro vezes mais alcance e o dobro da velocidade da Bluetooth 4.2
A velocidade mais rápida, alcance mais longo e a correção de erros no Bluetooth 5 tornará mais fácil a tarefa de atualizar o firmware nos dispositivos, disse Sabin. Isso será especialmente útil para automóveis, medidores inteligentes e dispositivos médicos destinados a ser utilizados no interior do corpo.

O Bluetooth 5 também terá recursos de mensagens, por exemplo, os dispositivos serão capazes de transmitir dados para vários dispositivos usáveis. Essa capacidade vai ajudar na Internet das coisas, onde um dispositivo inteligente poderia transmitir dados para múltiplas fontes de computação e de dados.

Outra melhoria no Bluetooth 5 é a capacidade de transmitir dados mais completos, incluindo informações de localização, URLs e arquivos multimídia. Por exemplo, vários sensores em uma loja poderiam fornecer navegação no estilo de GPS interno a um item específico. O Bluetooth 5 também poderia ser útil para os carros autônomos, que precisam se comunicar com diversos sensores e fontes externas, como semáforos.

O Bluetooth 5 terá quatro vezes mais alcance e o dobro da velocidade da Bluetooth 4.2
Dispositivos que suportam o mais recente Bluetooth 4.2 e versões Bluetooth de baixo consumo de energia podem ser atualizados para o Bluetooth 5 via firmware. Por exemplo, chips wireless CC2640 da Texas Instruments suportará o padrão Bluetooth 5. Caso contrário, os dispositivos exigirão novos chips e controladores, que já estão sendo desenvolvidos, disseram os especialistas de pesquisa do Linley.

Comente, deixe-nos saber o que você pensa sobre essa notícia. E continue atento ao MaisCelular para saber mais informações.

Fonte: PCWorld / IDG News Service

Acessórios
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.