Pular para o conteúdo

Brasil considera tornar USB-C obrigatório para celulares

Para isso, a Anatel abriu a Consulta Pública nº 45/2022, que recebe contribuições até o dia 26 de agosto

author ,

Brasil considera tornar USB-C obrigatório para celulares

A União Europeia decidiu tornar o USB-C obrigatório para eletrônicos de pequeno e médio porte (incluindo celulares, tablets e smartwatches) a partir de 2024. Alguns políticos dos EUA querem adotar uma política semelhante, enquanto a nossa Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também pode seguir o exemplo no Brasil.

A Anatel, a partir da publicação da Consulta Pública nº 45/2022, quer ouvir a população acerca da proposta, que têm até 26 de agosto de 2022 para contribuir. Diferentemente das novas leis na Europa, que também incluem tablets, consoles portáteis, fones de ouvido, alto-falantes, leitores de e-books e eletrônicos similares, a proposta da Anatel abrange apenas os celulares.

A agência reguladora quer padronizar também o protocolo de carregamento, não apenas o conector. Além disso, a caixa de varejo e o manual terão que indicar a energia mínima necessária e se o carregamento rápido é suportado. Curiosamente, o plano é tornar o USB-C obrigatório apenas para celulares que suportam carregamento com fio, deixando uma brecha para os aparelhos que carregam apenas sem fio.

Todo este movimento mundial é especialmente voltado para a Apple, é claro, já que outros fabricantes de smartphones já adotaram o USB-C (assim como a própria Apple com seus iPads e Macs). A empresa de Cupertino, no entanto, já estaria testando novos iPhones com uma porta Tipo C.

Esta não é a primeira vez que tal movimento acontece. Em 2019, por exemplo, a Anatel publicou uma recomendação que definiu os requisitos para um carregador comum. A agência compartilha os mesmos desejos da Europa e dos Estados Unidos – reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida do consumidor, uma vantagem para todos.

Economia e Mercado
Wallace Emerich Garcia <time itemprop="datePublished" datetime="2022-06-30 08:43:27Z">30/06/2022 08:43</time> De certa forma não é ruim, pois esse padrão de conexão é bom e confiável.
Euler Vaz <time itemprop="datePublished" datetime="2022-07-01 09:39:43Z">01/07/2022 09:39</time> Também só vejo vantagens com isso :)
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.