Pular para o conteúdo

Câmeras frontais de 100MP estão chegando, mas isso é bom?

Um vazamento recente aponta que estes sensores estão a caminho, mas existem vários motivos pelos quais esta pode não ser uma boa ideia

author ,

samsung sensor 108mp

Vimos pela primeira vez câmeras com mais de 100 megapixels em smartphones das marcas Xiaomi e Samsung, incluindo o Xiaomi Mi Note 10, Mi 10 Pro e Samsung Galaxy S20 Ultra que oferecem câmeras principais de 108 megapixels na parte traseira. Parece que a tecnologia veio para ficar, já que vários dispositivos móveis adotaram câmeras traseiras de 108MP desde então.

No entanto, uma fonte da indústria na China agora afirma que câmeras frontais com mais de 100 megapixels estão chegando.

Esta afirmação por si só não fornece mais detalhes, como marcas ou modelos específicos que terão estes sensores, ou um cronograma para o lançamento. Mas há uma série de razões pelas quais as câmeras frontais com mais de 100 megapixels podem não ser a decisão mais sábia para os fabricantes e consumidores.

Um dos maiores desafios seria simplesmente encaixar uma câmera de 100 megapixels ou mais na parte frontal de um dispositivo móvel, já que esses sensores são muito maiores do que as câmeras de 8MP, 13MP, 20MP e 32MP que normalmente vemos na frente dos smartphones e tablets. Isso significa que o fabricante pode ser forçado a adotar um grande entalhe recorte ou moldura na tela para garantir que o sensor se encaixe.

tamanho dos sensores de camera smartphone 2021

A Samsung tentou reduzir o tamanho dos sensores de 100 megapixels ou mais, lançando recentemente um sensor de 108 megapixels que é um pouco menor do que os modelos anteriores. Mas essa redução ocorre às custas de pixels nas fotos, o que apresenta outro desafio. Pixels menores não são capazes de captar tanta luz, o que afeta a qualidade da imagem em baixa luminosidade.

Enquanto isso, vimos empresas como Google, LG e Samsung permitirem selfies de muita qualidade, mesmo em pouca luz, com câmeras que variam de 8MP a 16MP (e oferecendo pixels maiores).

Uma possibilidade é que qualquer celular futuro com câmera frontal em torno de 100 megapixels ofereça um mecanismo de câmera giratória semelhante à linha Asus Zenfone. Desta forma, você ainda tem um sensor de câmera de 108MP de tamanho normal e não precisa se preocupar em encontrar espaço para ele. Recentemente, também vimos o Xiaomi Mi 11 Ultra vazado e parece haver uma pequena tela na parte de trás que pode ser usada para selfies com as câmeras traseiras. Portanto, esta é outra abordagem que um fabricante pode adotar.

Quanto aos benefícios reais das câmeras frontais de 100MP ou mais, uma vantagem é que, teoricamente, você tem muitos pixels para ampliar. Mas quantas pessoas realmente querem dar um zoom tão próximo em suas selfies? Outra vantagem é que um sensor desse poderia suportar tecnicamente a gravação de vídeo em 8K, embora você só precise de uma câmera de 33 megapixels para gravar um vídeo em 8K.

Você gostaria de um smartphone ou tablet com uma câmera frontal de 100MP?

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.