A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, uma das mulheres mais proeminentes do mundo da tecnologia, acaba de anunciar que deixará o cargo. Em uma carta endereçada aos funcionários do YouTube, a executiva explica que seu motivo para deixar o cargo de CEO é se concentrar em seus projetos familiares, de saúde e de paixão. Eis a íntegra do anúncio, em inglês.
Susan Wojcicki será sucedida por Neal Monhan, que trabalha com ela no YouTube desde 2015. Monhan ingressou no Google pela primeira vez em 2007 com a aquisição da DoubleClick e acabou se tornando vice-presidente sênior de exibição e anúncios em vídeo. Ele acabou se tornando diretor de produtos do YouTube em 2015 e liderou a equipe de confiança e segurança do YouTube.
Susan não vai sair do YouTube ainda. A carta explica que ela apoiará Monhan durante a transição e continuará trabalhando com as equipes do YouTube, treinando os membros da equipe e se encontrando com os criadores. A longo prazo, Susan concordou com Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, em assumir uma função de consultoria, onde ela oferecerá orientação e aconselhamento nos negócios do Google.
"Susan ocupa um lugar único na história do Google e fez a contribuição mais incrível para os produtos usados por pessoas em todos os lugares [...] Somos muito gratos por tudo o que ela fez nos últimos 25 anos", disse os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, em comunicado.
Susan Wojcicki foi quem alugou sua garagem para Page e Brin começarem o Google. Ela acabaria se tornando funcionária do Google um ano depois.