Pular para o conteúdo

Como você se sente em relação à Apple atualmente?

Muitos comentários dizem que a Apple se tornou menos preocupada em ser amigável ao cliente e/ou desenvolvedor ao se focar em ser uma empresa de serviços também

author ,

fortnite no iphone

Uau. Ainda estamos em agosto de 2020 e este ano já pode ser comparado à uma montanha-russa e agora também podemos contar com o fato de que a Apple, uma das maiores empresas que existem a nível mundial, acaba de remover um dos mais populares jogos eletrônicos do planeta de sua loja de aplicativo. Isso tudo é muito louco e, ainda assim, esta é a realidade em que nos encontramos.

Tudo isso é apenas barulho forçado, é claro. A Epic Games, desenvolvedora e editora do Fortnite, sabia exatamente o que aconteceria quando empurrou uma atualização ao jogo no celular para corresponder às versões de console e PC, adicionando uma opção de pagamento direto aos seus aplicativos Android e iOS e ainda oferecendo desconto para esta modalidade, o que viola as regras da loja digital de aplicativos. Como resultado, o Fortnite foi retirado imediatamente da App Store. Horas depois, o Google também removeu o jogo da Play Store.

A Epic Games pode ter alguns objetivos com isso, tentando fazer com que a Apple e o Google (e talvez até mesmo outras vitrines digitais por aí) diminuam as taxas que atribuem às vendas nestes ecossistemas. Mas o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, também quer incluir a Epic Games Store, outra vitrine digital, ao iOS no futuro, então certamente quer ganhar dinheiro sem pagar taxas também.

A Epic também está aproveitando para fazer barulho, porque a Apple está enfrentando investigações antitruste nos Estados Unidos e na União Europeia relacionadas à App Store e às taxas associadas à vitrine. Não é novidade para ninguém que a Apple cobra taxa, nem que outras empresas e desenvolvedores estão descontentes com isso. E também é evidente que a Apple não tem planos de mudar suas regras ou taxas.

Eu vi muitos comentários sobre o assunto até este momento, muitos deles dizendo que a Apple se tornou menos preocupada em ser amigável ao cliente e/ou desenvolvedor ao se focar em ser uma empresa de serviços também, e que agora está mais focada em simplesmente ser um negócio e se empenhar tanto quanto possível, mesmo que isso signifique sacrificar o que os clientes possam realmente querer.

Este é o caso da situação de streaming em nuvem para jogos eletrônicos. As regras da Apple App Store fazem com que plataformas de streaming em nuvem como o novo xCloud da Microsoft ou o Stadia do Google não estejam disponíveis em aparelhos iOS. Esta decisão em particular me irrita mais do que as taxas (principalmente porque essas cobranças são bastante comuns em lojas digitais), e até me faz questionar se eu quero continuar a apoiar uma empresa que está tomando decisões duras que afetam o que posso fazer e desfrutar em meus dispositivos.

Não que isso seja novo, é claro. Ainda assim, algumas decisões são mais reveladoras do que outras.

No que diz respeito às taxas, acho que a Apple precisa ser mais consistente com as regras e parar de preferir algumas empresas ou serviços. Talvez a Apple devesse apenas cobrar uma taxa de 10% para tudo relacionado à App Store, sejam os downloads iniciais e/ou compras no aplicativo e assinaturas. É significativamente menos do que os 30% que cobra agora, claro, mas a Apple ainda estaria lucrando.

Mas quem sabe. Talvez nada vá mudar e é assim que as coisas vão ser. Sem streaming de jogos eletrônicos na nuvem no seu iPad Pro e sem Fortnite na App Store. É simplesmente estranho.

O que você acha de tudo isso? Como você se sente em relação à Apple atualmente? As decisões da empresa estão levando você a considerar abandonar o ecossistema? Quero te ouvir nos comentários!

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.