Pular para o conteúdo

Decisão antitruste força Android a oferecer buscador Bing na Europa

As escolhas foram resultado de um processo de leilão que forneceu esta oportunidade para os três maiores licitantes em um determinado país

author ,

smartphone android nas mãos

Se você comprar um dispositivo Android na Europa a partir do mês que vem, não se surpreenda se ele oferecer o uso do buscador Bing. O Google teve que finalmente atualizar a tela de escolha do mecanismo de busca para o último trimestre de 2020, após uma decisão antitruste da União Europeia de 2018, e o Bing será uma das opções mais comuns para usuários de Android no continente a partir de 1º de outubro.

O buscador da Microsoft estará disponível no Reino Unido, bem como em 12 outros países, incluindo França, Alemanha, Itália e Espanha. Os buscadores americanos PrivacyWall e Info.com também estarão disponíveis em 22 e 31 países, respectivamente, enquanto o DuckDuckGo voltado para privacidade, o GMX da Alemanha e o Yandex da Rússia também serão relativamente comuns.

As escolhas foram resultado de um processo de leilão que forneceu esta oportunidade para os três maiores licitantes em um determinado país. O Bing será uma escolha para buscas pelo Android na Europa justamente porque a Microsoft pode pagar mais para ser incluída, em outras palavras.

Porém, nem todo mundo está feliz com essa abordagem às decisões antitruste do Android, e isso inclui pelo menos um dos vencedores. O DuckDuckGo criticou o método de leilão por supostamente remover escolhas e recompensar os mecanismos que estão dispostos a comprometer a privacidade por causa de lances maiores. O leilão efetivamente "eliminou" o valor do DuckDuckGo em alguns países devido ao seu foco na privacidade e na busca "mais limpa", de acordo com a empresa. O DuckDuckGo disse que enviaria à Comissão Europeia dados mostrando que o sistema baseado em leilão "elimina inevitavelmente" sua busca na tela de escolha do Android.

A União Europeia estava preocupada com o fato de o Google estar usando contratos e incentivos para desencorajar os fabricantes de incluir opções de busca de terceiros em dispositivos Android. O Google lutou contra a decisão de supostamente favorecer os sistemas proprietários em vez das plataformas abertas, mas sua abordagem anterior geralmente deixava os europeus com dispositivos que eram vendidos apenas com a busca do Google habilitada por padrão.

Android
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.