A Indonésia proibiu a venda de celulares Pixels do Google poucos dias depois de ter feito o mesmo com as séries iPhone 16 e Apple Watch 10. O motivo é o mesmo: o Google falhou em atingir 40% de participação local, então seus smartphones terão suas vendas suspendidas no país. A imprensa local informou que 22.000 unidades de Google Pixel já estavam no país por meio de remessas pessoais ou bagagens de mão, segundo um porta-voz do Ministério da Indústria.
40% de participação local deve ser atingido pelas marcas pela fabricação de produtos, desenvolvimento de software ou criação de centros de pesquisa de desenvolvimento localmente. Analistas acreditam que a Indonésia está aplicando tais políticas restritivas para receber maiores investimentos de empresas estrangeiras.
Atualmente, a Indonésia é a maior economia do Sudeste Asiático com um PIB de mais de US$ 1 trilhão. É um grande mercado em crescimento para vendas de smartphones, e as expectativas são de que terá até 350 milhões de celulares ativos, muito mais do que a população de 285 milhões do país.