Pular para o conteúdo

Dicas para bateria do celular durar mais tempo

Veja as dicas para economizar bateria do celular ou tablet e conheça os mitos em torno da bateria

author ,

Antes de iniciar as dicas, fique atento que este artigo refere-se às baterias de íons de lítio (Li-Ion) ou polímeros de lítio (Li-Po), utilizadas em aparelhos atuais. As baterias antigas de níquel cádmio (NiCd) não são abordadas neste artigo.

vida da bateria

A bateria vicia?

Como comentamos no início do artigo, baterias de Li-Ion ou Li-Po não tem o “efeito memória” e não viciam como as baterias antigas de cádmio. O mal uso da bateria pode diminuir sua vida útil. Confira as dicas abaixo.

Calor e Celular no bolso da calça jeans

O calor não é bom para seu aparelho, mantenha seu celular longe do calor excessivo. No seu bolso, por exemplo, o celular pode estar recebendo muito calor e isso faz com que a bateria descarregue rapidamente além de diminuir a vida útil da bateria.

Posso carregar meu celular com outro carregador?

Não é recomendado que você utilize outro carregador para carregar seu celular ou tablet. Cada aparelho suporta uma voltagem e amperagem diferente e o uso de outro carregador sem conhecimento devido pode gerar explosões e prejudicar a vida útil da bateria. Caso queira utilizar outro carregador, verifique se as especificações no carregador original são as mesmas, como saída (em Volts), amperagem e voltagem da rede elétrica.

Deixar a bateria carregando depois da carga terminar

Isso é um hábito que não faz bem para a vida útil da bateria, deixar ligado na tomada ou PC para carregar depois da carga ter alcançado 100% é prejudicial a bateria. Após a carga atingir 100% retire o celular da fonte de alimentação (tomada ou PC).

Preciso esperar desligar o aparelho para carregar?

Se seu aparelho utiliza bateria de Li-Ion ou Li-Po (atualmente usada na maioria dos smartphones) não é necessário esperar o aparelho desligar para iniciar uma carga.

O vilão desconhecido

Você pode achar que o vilão da bateria é o brilho da tela ou até mesmo o WiFi, mas esses já são recursos conhecidos que consomem mais a bateria. O que muita gente não sabe é que quando há ausência de sinal da operadora (2G, 3G ou 4G) a bateria é extremamente consumida.

É verdade! O sinal quanto mais alto, melhor! Quanto mais baixo, pior! Sua bateria “vai pro espaço” se houver ausência de sinal porque o celular ou tablet precisa se esforçar muito para buscar o sinal. Uma boa alternativa quando há ausência de sinal é colocar em “Modo Avião” que desliga o 3G, Bluetooth e WiFi, economizando a bateria.

Muitas pessoas utilizam o celular ao lado da cama como despertador. Verifique se o local onde está o aparelho o sinal está muito baixo ou até mesmo com ausência de sinal. Tente sempre deixar o celular em locais com muito sinal ou se você não precisa receber chamadas use o “Modo Avião” até ser despertado.

Dicas conhecidas

Com a chegada dos sistemas para dispositivos móveis como iOS e Android ficou mais fácil desabilitar recursos no celular ou tablet. Portanto, desabilite recursos que você não usa com frequência, isso com certeza aumentará o tempo de uso da bateria.

Alguns recursos que você pode desabilitar para economizar bateria:
- Bluetooth, Wifi, GPS e excesso de Widgets na tela principal.

Brilho da tela

Dica bem conhecida mas que vale muito a pena comentar. Diminua o brilho da tela para economizar bateria. A tela é um dos recursos que mais consomem energia no aparelho.

Curiosidades
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.