Pular para o conteúdo

Dicas para deixar seu smartphone mais seguro

Separamos algumas dicas importantes que irão te ajudar na proteção online do seu smartphone

author ,

iphone

Por mais que os antivírus tenham um papel muito importante na segurança dos sistemas operacionais de smartphones, também é importante tomar outros cuidados alternativos. Sendo assim, para que não seja surpreendido por invasores no mundo virtual, separamos algumas dicas importantes que irão te ajudar na proteção online.

Aprenda a configurar o bloqueio e apagamento remoto — Ninguém quer ter vários dados pessoais nas mãos de um desconhecido. Portanto, não deixe de configurar e ativar os recursos remotos.

Com os recursos remotos ativados, se você perder seu smartphone, seja por qualquer motivo, poderá limpar todos os dados do aparelho remotamente. Sendo assim, para não perder todas as informações caso ocorra um imprevisto, também é fundamental fazer backups do aparelho com alguma frequência.

Baixe somente aplicativos confiáveis — Pode parecer clichê, mas sempre que quiser fazer algum download de aplicativo não se esqueça de verificar se o mesmo é de uma fonte confiável. Os aplicativos de terceiros não passam pelas rígidas verificações de segurança.

aplicativos móveis

Procure por aplicativos que têm comentários positivos feitos pelos usuários e que são transparentes nas informações sobre métodos de segurança, como é o caso da Full Tilt Poker, que oferece dicas detalhadas para deixar seu sistema e conta mais protegidos. O outro bom exemplo é do app Globosat Play, que também disponibiliza uma lista com importantes itens sobre segurança.

Evite usar Wi-Fi público — Por mais que seja tentador utilizar uma internet gratuita, nem sempre essa opção é segura. Nesse caso, uma ação interessante é utilizar a Rede Privada Virtual (VPN), ferramenta que aumentará significativamente a segurança de seus dados confidenciais.

“Em redes abertas ou gratuitas, há algum risco de que alguém ligado à mesma rede Wi-Fi possa monitorar o tráfego e roubar suas senhas. Se usarmos um servidor conectado a uma VPN, todos os dados passando por esta rede aberta serão criptografados até chegarem ao servidor VPN”, afirma Bruno Salutes, especialista em sistemas Android.

Evite usar login automático — O login automático é um recurso muito conveniente para os usuários. Por outro lado, também é um grande risco utilizá-lo já que um intruso pode abrir seu navegador e obter acesso a todas as suas contas online.

Portanto, evite utilizar recursos de login automático. Uma boa dica é baixar um aplicativo de gerenciador de senhas — que exigirá que você reinsira regularmente uma senha mestra. E não use a mesma senha para mais de um aplicativo ou serviço. Isso se aplica mesmo se você for muito cuidadoso com questões de segurança.

Mantenha o software do aparelho atualizado — Quando o assunto é evitar ataques de intrusos, o primeiro passo é sempre instalar as atualizações de software assim que elas estiverem disponíveis, e isso vale para qualquer dispositivo.

Por mais que a atualização de software no smartphone possa ser um processo cansativo e tende a trazer algumas alterações incômodas na interface, sempre coloque a sua segurança em primeiro lugar.

Desativar notificações de aplicativos na tela de bloqueio — Boa parte dos aplicativos enviam constantemente notificações que aparecem na tela de bloqueio do smartphone. Sendo que alguns podem fornecer informações privadas a qualquer pessoa que esteja à vista do seu telefone.

celular bloqueado

Se você trabalha em uma empresa que há muitos assuntos confidenciais, por exemplo, certamente recebe algumas mensagens que não devem ser vistas por estranhos — ou até mesmo colegas de trabalho. Portanto, evite transtornos e bloqueie as notificações.

Como observamos nesse artigo, grande parte das dicas de segurança citadas são simples de fazer, não gastam muito tempo para aplicá-las e ajudam evitar que você corra muitos riscos desnecessários.

Segurança
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.