Pular para o conteúdo

Empresa promete volume de câmeras muito menor com nova tecnologia

Nova empresa chamada Metalenz diz que vai revolucionar as câmeras dos smartphones com sua tecnologia própria

author ,

smartphone cameras

Uma coisa que todos nós percebemos com o passar dos anos é o quão enormes são os ressaltos de câmeras hoje em dia. Embora as empresas estejam inventando maneiras inteligentes de fazê-los parecer menores (como os módulos da Samsung na série Galaxy S21), eles sempre serão limitados pela física.

Sem ser muito técnico, o motivo de as saliências de câmera serem tão espessas é que várias lentes precisam ser empilhadas umas sobre as outras para criar as imagens de alta qualidade que esperamos dos smartphones emblemáticos. A única maneira de reduzir o ressalto seria remover as lentes e reduzir a qualidade da imagem.

Uma nova empresa chamada Metalenz descobriu uma maneira de contornar isso, no entanto. A recém-anunciada empresa disse à imprensa que projetou uma lente plana feita de minúsculas nanoestruturas, que dobram a luz de forma independente, eliminando a necessidade de lentes empilhadas.

Embora a Metalenz ainda não tenha provado suas afirmações, certamente parece um desenvolvimento empolgante. A empresa diz que já tem uma parceria com um fabricante de smartphones que deve estrear sua tecnologia em um celular este ano. Infelizmente, a empresa não divulgou qual é esse fabricante.

Curiosamente, essa nova tecnologia deve ser fácil de produzir. Um dos grandes problemas enfrentados por soluções inovadoras para problemas de smartphones é a escala de produção. Claro, alguém pode inventar uma super tecnologia interessante, mas se isso não puder ser fabricado e vendido de maneira viável, então de que adianta?

Metalenz diz que sua solução de lente única pode ser produzida no mesmo equipamento que outros produtos semicondutores. Na verdade, ela afirma já ter parcerias com dois líderes do setor que podem produzir um milhão de suas lentes por dia. Mais uma vez, a empresa não divulgou os nomes desses sócios.

O que você acha? Você compraria um smartphone com um novo tipo de sistema de lentes se isso significasse reduzir o tamanho da saliência traseira?

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.