Ir para o conteúdo

[Entrevista] Samsung fala como criou o design dos novos Galaxy S10

Concentrando-se em “cores prismáticas”, a equipe de design teve como objetivo criar tons que mudam dependendo de como captam a luz

author,

samsung galaxy s10

Os novos Galaxy S10 celebram o aniversário de dez anos da linha Galaxy com novos recursos e tecnologias, mas a Samsung diz que a primeira coisa que os consumidores vão notar quando virem um novo Galaxy S10 é o design. Conversamos com a equipe de design dos Galaxy S10 para saber mais sobre como eles criaram os novos smartphones.

Concentrando-se em “cores prismáticas”, a equipe de design teve como objetivo criar tons que mudam dependendo de como captam a luz. Então, o smartphone refrata a luz para produzir um vasto espectro de cores. “Para criar o Branco Prismático, juntamos cerca de 1 mil folhas de nanofilmes, cada uma com uma refletividade diferente”, explica o responsável pela cor no Grupo de Cores, Materiais e Acabamento da Equipe de Design, Duyeong Choi. “Foi especialmente difícil ajustar quais cores se destacariam mais.”

Além de adotar o design prismático, a equipe também introduziu cores novas, que segundo a marca são particularmente atraentes para os Millennials e a Geração Z. “Escolhemos cores lúdicas alinhadas com as atuais tendências da moda”, explica a encarregada da divisão de estratégia na Equipe de Design, Youngmi Shin.

Como novidades na linha Galaxy, a equipe também introduziu as partes traseiras cerâmicas premium no Galaxy S10 Plus, com a cor Ceramic Black. Relembrando cerâmicas tradicionais, que são aquecidas a 1.400 graus centígrados para alcançar resistência externa, as partes traseiras em cerâmica do Galaxy S10 Plus oferecem maior força e durabilidade, bem como maior resistência a arranhões, graças a uma camada interna adicional de proteção contra dispersão. O acabamento cerâmico é o resultado de um intenso processo de 200 horas, tratado pela Samsung do início ao fim. “Alguns usuários querem uma aparência mais sofisticada e uma sensação de permanência para o dispositivo”, diz Shin.

Garantir que os Galaxy S10 estivessem livres de qualquer fricção era uma das principais prioridades dos designers. Por exemplo, a equipe teve que posicionar a câmera frontal para que ela não interferisse no conteúdo da tela, além de otimizar a taxa de refração da tela para minimizar as bordas.

samsung galaxy s10

Houve também desafios maiores. Uma aderência segura e confortável é considerada de importância vital para um smartphone, e por isso o fator forma era um dos principais focos da equipe de design. “A sensação de conforto do Galaxy S10 nas mãos vem de sua forma nas bordas”, conta o membro do Grupo de Design de Produtos Principais na Equipe de Design, Seungho Jang. “Moldamos as laterais do smartphone para serem lisas e sólidas como uma pedra. Não só podem ser sentidas muito bem na mão como reduzem a sombra da luz refletida no visor.”

Essas escolhas de design podem influenciar a integridade da tela. Dongkyun Kim, da equipe de design, lembrou o processo de desenvolvimento: “A chave é encontrar o equilíbrio perfeito entre as sensações de solidez e finura.”

Seungho Jang reflete: “No design de smartphones, a inovação contínua não é uma tarefa fácil, mas estamos sempre ouvindo os usuários e comprometidos em expandir os limites do design para criar dispositivos Galaxy dos quais todos possam desfrutar.”

Inovações