Pular para o conteúdo

Estamos assistindo outra corrida de megapixels nos smartphones?

Se você comprar qualquer smartphone caro em 2019, provavelmente também terá uma câmera com exorbitantes megapixels

author ,

samsung galaxy s10

Você deve se lembrar que, há alguns anos, presenciamos um fenômeno que foi chamado de "corrida de megapixels". Nós assistimos uma fabricante de smartphones tentando superar as outras em termos de número de megapixels. Basicamente, foi o que levou a Nokia a conquistar essa coroa, duas vezes diferentes, ao lançar dois dispositivos com câmeras de mais de 40 megapixels.

Ainda hoje sinto falta do Nokia Lumia 1020. Esse aparelho foi incrível. Às vezes, eu gostaria que a Microsoft ainda estivesse nessa briga.

De qualquer forma, foi nessa época que a corrida de megapixels acabou. Embora a corrida para o topo parecesse ser o objetivo da maioria das empresas na época, eventualmente todas começaram a seguir um próprio rumo. Em vez de tentar pegar o título da Nokia, vimos empresas como a Apple ignorando-o completamente. E a Samsung estava mais interessada em competir com a Apple a esse respeito, então as duas começaram a adotar "a melhor câmera para smartphone" em qualquer ano.

A HTC tentou as coisas de maneira muito diferente com a série de smartphones One. Em vez de optar por um alto número de pixels, a empresa optou por menos, lançando um smartphone de quatro megapixels. Apesar da baixa contagem de megapixels, o aparelho tirou fotos de alta qualidade, graças à sua tecnologia "UltraPixel".

E tudo isso foi anos atrás. Desde então, parece que as coisas se nivelaram. Eu acho seguro dizer que a maioria dos smartphones hoje em dia, especialmente de Apple, Samsung, Google, LG e outros, são ótimos. Alguns são melhores que outros e alguns se resumem a gostos pessoais. Mas se você comprar qualquer smartphone caro em 2019, provavelmente também terá uma câmera com exorbitantes megapixels.

Mas parece que estamos prestes a entrar na corrida de megapixels novamente.

A Samsung apresentou recentemente um novo sensor de imagem de 64 megapixels que pode ser equipado em smartphones. Logo depois, mostrou sua colaboração com a Xiaomi: um sensor de imagem de 108 megapixels (!!). E há seis dias, a Xiaomi anunciou seu smartphone Mi Note 10 que inclui a câmera de 108MP. A Samsung também pode incluir o sensor de 108MP na série Galaxy S11 segundo relatos. São mais de 100 milhões de pixels em um smartphone, e talvez esse seja o limite. Estamos prestes a ver os fabricantes de smartphones chegando ao topo quando se trata do número de megapixels em nossas câmeras de smartphones? Talvez sim!

Claro, essa briga parece ainda agressiva agora do que naquela época. No entanto, como vimos desde a primeira corrida de megapixels, o número de megapixels não garante necessariamente a melhor qualidade possível de foto. Isso não quer dizer, porém, que uma câmera de 108 megapixels não possa tirar fotos espetaculares, mas as imagens capturadas por uma câmera de 12 megapixels em 2019 já são bastante impressionantes.

Mas o que você acha? Samsung e Xiaomi estão iniciando uma nova corrida de megapixels? Ou as outras fabricantes de smartphones por aí simplesmente ignoram o sensor de 108 megapixels e continuam fazendo seus próprios negócios? Conte nos comentários!

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.