Pular para o conteúdo

Estudantes de escola pública do Ceará vencem Prêmio Respostas para o Amanhã

Projeto que desenvolveu um robô semeador para agricultura familiar foi o primeiro colocado como vencedor nacional

author ,

premio resposta para o amanha logotipo

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará, são os grandes vencedores nacionais da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O anúncio foi feito em evento on-line apresentado por Felipe Castanhari nos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. Todos os resultados também estão divulgados no site oficial da iniciativa.

O primeiro colocado entre os vencedores nacionais foi o projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, que desenvolveu um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes. A iniciativa teve como objetivo oferecer benefícios para a agricultura familiar através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Além de prêmios já recebidos, como notebooks, e mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone Samsung, enquanto a escola levará uma Smart TV Samsung.

Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação: o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento. O prêmio é uma Smart TV Samsung ao colégio e um tablet Samsung para cada estudante da equipe. Os projetos repetem o feito que Cascavel atingiu em 2019, quando escolas da cidade também ocuparam os dois primeiros lugares do programa da Samsung.

A terceira colocação do Prêmio Respostas para o Amanhã 2020 foi de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, com o projeto “Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, que ajuda na remoção de corantes têxteis e minimiza danos ambientais. A escola ganhará uma Smart TV Samsung e cada aluno da equipe receberá um Smartwatch Active Samsung.

A comissão avaliadora do Prêmio Respostas para o Amanhã também decidiu fazer uma menção honrosa ao projeto “Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês”, no qual alunas do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, região oeste do Paraná, desenvolveram minifoguetes de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a baixíssimo custo.

Os 10 projetos finalistas desta sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã receberam mentoria on-line desde setembro, quando foram divulgados os 20 semifinalistas. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão, que avaliou com base em uma novidade nesta edição: a Mostra Respostas para o Amanhã, realizada em 18 de novembro, quando as equipes apresentaram seus projetos.

Júri Popular

Além da comissão avaliadora, também houve votação popular, entre os dias 12 e 18 de novembro, para escolher três projetos, e os vencedores foram a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, de Cascavel, no Ceará, que foi a grande vencedora nacional do programa em 2019 e, neste ano, ganhou no júri popular com o projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”, que utilizou resíduos agroindustriais de abóbora como um biocoagulante facilitador do tratamento da água; a Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, em Pernambuco, com o projerto “Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorrepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos”, que desenvolveu aromatizante e larvicida à base de canela e hortelã para combater o mosquito Aedes aegypti; e Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com o projeto “Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN”, que desenvolveram telhas com gesso e palha de coqueiro.

O troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” será entregue aos colégios eleitos pelo público, e cada um dos estudantes envolvidos no projeto ainda receberá um fone de ouvido Samsung Buds+. Foram mais de 88 mil votos.

Nas fases anteriores, cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas receberam um notebook Samsung, e os orientadores dos 100 primeiros projetos considerados aptos ganharam um Kit Arduino Samsung.

Confira os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã de 2020:

Vencedores nacionais

1º lugar
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

2º lugar
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
Cascavel (CE)

3º lugar
IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

Menção honrosa
CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
Palotina (PR)

Júri popular

EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
Cascavel (CE)

IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Currais Novos (RN)

Fonte: Samsung

Feiras e eventos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.