Pular para o conteúdo

EUA estende prazo para TikTok vender negócios em duas semanas

Enquanto isso, o TikTok entrou com uma petição no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos em que pede que a ordem que exige a venda de seus negócios no país seja invalidada

author ,

tiktok app logotipo

A saga do TikTok e a tentativa do governo dos EUA de bani-lo continua. O Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) estendeu hoje o prazo para o TikTok vender seus negócios nos EUA até 27 de novembro, de acordo com a imprensa local. Esse prazo foi originalmente definido para ontem, 12 de novembro, mas expirou e o TikTok ainda continua operando normalmente nos EUA.

O CFIUS disse ontem que não forçaria o fechamento do TikTok em 12 de novembro por causa de uma liminar emitida por um juiz no mês passado que impede o governo de fazer cumprir o banimento. Essa liminar aparentemente se aplica ao novo prazo do CFIUS, 27 de novembro, também, mas a imprensa observa que o Departamento de Justiça apelou da ordem do juiz.

Enquanto isso, o TikTok entrou com uma petição no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos em que pede que a ordem que exige a venda de seus negócios no país seja invalidada.

Toda a situação envolvendo a proibição do TikTok nos EUA começou em julho, quando o presidente Trump disse que baniria o popular aplicativo de mídia social. O governo dos Estados Unidos citou preocupações pelo fato do TikTok ser propriedade da empresa chinesa ByteDance e que o aplicativo possa ser usado para compartilhar informações pessoais de usuários americanos com o governo da China.

A proibição foi adiada algumas vezes e, em setembro, foi aprovada pelo presidente Trump uma proposta de que a Oracle e o Walmart adquirissem uma participação de 20% na TikTok Global, uma empresa norte-americana que administraria as operações globais do TikTok. No entanto, não houve muito resultado em relação a esse acordo desde então, e a imprensa relata que a dona do TikTok, ByteDance, ainda está trabalhando para chegar a um acordo com o governo dos EUA.

Agora teremos que esperar e ver se o CFIUS realmente será capaz de fazer algo sobre o banimento do TikTok assim que o prazo final de 27 de novembro chegar ou se ele será bloqueado novamente pela liminar mencionada acima.

Aplicativos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.