A Apple está fazendo grandes mudanças relacionadas à privacidade no iOS 14, e o Facebook não está feliz com elas.
Nesta semana o Facebook publicou um anúncio de página inteira em alguns dos principais jornais do mundo, incluindo New York Times, Wall Street Journal e Washington Post, com o título"Estamos enfrentando a Apple pelas pequenas empresas em todos os lugares". Com isso, o Facebook argumenta que a Apple está planejando lançar uma "atualização de software forçada que vai limitar a capacidade das empresas de veicular anúncios personalizados e alcançar seus clientes de forma eficaz".
O Facebook diz que 44% das pequenas e médias empresas começaram a usar ou aumentaram o uso de anúncios personalizados nas redes sociais durante a pandemia. A gigante da tecnologia afirma que seus próprios dados mostram que a média de pequenas empresas perderá 60% nas vendas para cada dólar que gasta sem anúncios personalizados.
O que o Facebook está questionando é uma mudança que a Apple adotará com o iOS 14 no próximo ano, que exigirá que os aplicativos recebam a permissão do usuário para rastreá-lo ou acessar o identificador de publicidade do seu dispositivo. Esses dados do usuário e do dispositivo são vinculados a dados de aplicativos e sites de outras empresas para criar anúncios direcionados ao usuário.
Em uma postagem no blog, o Facebook argumenta que a Apple quer forçar as empresas a usar assinaturas e compras em aplicativo para obter receitas que se transformariam em lucro para a Apple. O Facebook também afirma que a plataforma de anúncios personalizados da Apple não está sujeita a esta política. Apesar de tudo isso, o Facebook diz que deve obedecer às regras ou "sofrerá retaliação da Apple, o que só poderia prejudicar ainda mais" as empresas.
Desde então, a Apple respondeu às reclamações do Facebook, dizendo que "os usuários devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados em outros aplicativos e sites" e decidir se querem que isso aconteça. A declaração completa da Apple à imprensa foi esta:
"Acreditamos que é uma simples questão de defender nossos usuários. Os usuários devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados em outros aplicativos e sites, e devem ter a opção de permitir isso ou não. Transparência de rastreamento de aplicativos no iOS 14 não exige que o Facebook mude sua abordagem para rastrear usuários e criar publicidade direcionada, simplesmente exige que eles dêem uma escolha aos usuários."
A Apple também criou uma simulação de como poderia ser a notificação do Facebook pedindo permissão para rastreamento, que você pode ver abaixo.