O Google anunciou oficialmente que o Android suportará a arquitetura do conjunto de instruções RISC-V.
Para aqueles que não estão familiarizados, RISC-V é a arquitetura com conjunto de instruções reduzidas - um padrão aberto e gratuito, sem licença ou taxas de royalties. É um concorrente das arquiteturas ARM e x86 nas quais as empresas podem construir processadores. A RISC-V é particularmente interessante para empresas que pretendem desenvolver processadores de baixo custo ou reduzir sua dependência dos designs da ARM, Intel ou AMD.
No momento, você pode baixar uma versão muito limitada do Android para RISC-V, mas ela não oferece suporte ao Android Runtime (ART) para cargas de trabalho Java. A maioria dos aplicativos Android vem em código Java, o que significa que, atualmente, quase nenhum aplicativo oferece suporte a RISC-V no Android. No entanto, o Google diz que o suporte oficial em emulador está chegando em breve, enquanto o suporte do Android Runtime deve chegar em algum momento no primeiro trimestre.
O diretor de engenharia do Android, Lars Bergstrom, falou no palco do evento "RISC-V Summit" que quer a RISC-V como "plataforma de nível 1" no Android, o que a colocaria ao lado da ARM.