Pular para o conteúdo

Google Earth mostra como nosso planeta mudou em 37 anos

Qualquer pessoa já pode observar o desenrolar dos anos em todo o planeta e testemunhar quase quatro décadas de mudanças

author,

Google Earth

Agora, na maior atualização feita ao Google Earth desde 2017, é possível ver o planeta sob uma dimensão totalmente diferente: a dimensão do tempo. Graças ao recurso Timelapse, 24 milhões de fotos de satélite registradas nos últimos 37 anos foram inseridas na plataforma em uma experiência em 4D, criando uma forma de explorar visualmente a passagem do tempo.

Nosso planeta passou por rápidas mudanças ambientais na última metade do século - mais do que em qualquer outro momento da história humana. Muitos de nós experimentamos essas mudanças em nossas próprias comunidades. Para outras pessoas, os efeitos da mudança climática parecem abstratos e distantes, como o derretimento das calotas polares e o recuo das geleiras. Com o Timelapse no Google Earth, temos uma imagem mais clara de nosso planeta em mudança - que mostra não apenas problemas, mas também soluções, bem como fenômenos naturais fascinantes que se desenvolvem ao longo de décadas.

Para explorar o Timelapse no Google Earth, acesse g.co/Timelapse e use a barra de busca para escolher a parte do mundo que você deseja ver em movimento. Também é possível abrir o Google Earth e clicar no ícone do timão de navio, onde você encontra o Timelapse na plataforma de narrativa Voyager. Lá estão vários tours guiados interativos das novas imagens, além de locais em destaque que os usuários podem ter interesse em visitar. No endereço g.co/TimelapseVideos, há mais de 800 vídeos Timelapse em 2D e 3D para uso público. Você pode escolher qualquer vídeo que quiser em um formato MP4 pronto para usar, ou relaxar no sofá e assistir às imagens pelo YouTube. Isso é importante para governos e pesquisadores, passando por publicadores, professores e pessoas que trabalham com diferentes causas.

Fonte: Google (adaptado)

Aplicativos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.