A partir de agosto de 2023, o Google Play Services não terá mais suporte ao sistema operacional Android KitKat em suas próximas atualizações. O KitKat, lançado em 2013, perderá o suporte pouco antes de seu 10º aniversário. Isso significa que os celulares e tablets rodando o KitKat não receberão mais atualizações ou suporte do Google Play Services, anunciou a empresa.
O KitKat foi um lançamento importante para Android, apresentando vários recursos importantes, como modo imersivo de tela cheia, suporte nativo à impressora, discagem rápida e identificador de chamadas mais inteligente, emojis no teclado do Google e página do Google Now na tela inicial. No entanto, depois de quase 10 anos, o Google decidiu priorizar o suporte às versões mais modernas do Android, que permitem recursos avançados e atualizações de segurança.
A mudança é baseada no reconhecimento de que o suporte ao KitKat no Play Services requer tempo adicional do desenvolvedor sem benefício significativo para o usuário. O Google informa que menos de 1% dos dispositivos Android ativos ainda rodam o KitKat. Dada a pequena base de usuários, continuar a oferecer suporte à plataforma antiga no Play Services torna-se menos prático e benéfico.
Com essa alteração, a partir da versão 23.30.99 em agosto, as futuras atualizações do Google Play Services não serão mais compatíveis com dispositivos que ainda executam o Android 4.4 (níveis de API 19 e 20), pois o suporte para KitKat será descontinuado.