Em uma medida surpreendente, o Google anunciou suporte de software por 10 anos para Chromebooks, além de se comprometer em tornar esses dispositivos ainda mais sustentáveis e acessíveis. Eis a íntegra do anúncio, em inglês.
Indiscutivelmente, o novo suporte de software estendido é a parte mais interessante de todas – mais do que qualquer outro sistema operacional se compromete hoje. Cada Chromebook lançado após 2021 receberá atualizações mensais gratuitas por 10 anos. Os dispositivos produzidos antes de 2021 ainda terão a chance de receber o suporte estendido de software, desde que os usuários estendam as atualizações automáticas para 10 anos após terem recebido a última atualização. No entanto, essas extensões não garantem que todos os novos recursos funcionem em Chromebooks mais antigos.
O Google afirma que trabalhou em estreita colaboração com parceiros para garantir o suporte de software de longo prazo, pois requer compatibilidade com todo o hardware, como modems Wi-Fi, processadores, etc.
A empresa também está trabalhando para garantir reparos fáceis de Chromebooks. Como esses dispositivos são bastante populares no setor educacional, muitas escolas os utilizam e dependem de reparos internos. Na verdade, cerca de 80% das escolas dos Estados Unidos oferecem alguns reparos internos
Nos próximos meses, o Google lançará atualizações que visam melhorar a eficiência energética dos Chromebooks. A empresa incluirá recursos que preservam a autonomia da bateria e desligam processos que consomem muita energia.