Uma notícia que veio à tona e deixou todos surpresos foi que o Google fechou a Motorola Espanha. Toda equipe da empresa não fará mais parte dela a partir de 31 de dezembro deste ano. Espanha pode não ser a única afetada, a fabricante Motorola que atua em mais de 30 países pode ser fechada pelo Google na Espanha.
Para quem ainda não sabe, o Google comprou a Motorola em maio deste ano e já havia dado sinal de encerramento de alguns escritórios da Motorola em outros países.
A mudança do Google é questionada porque a Motorola Espanha teve crescimento nas vendas de aparelhos este ano. Então por que a Motorola continua no Reino Unido, França e Alemanha, por exemplo? Talvez seja complicado responder a esta pergunta, mas algo indica que seja um ataque direto ao iPhone da Apple.
A questão principal é que o Google decidiu continuar com a Motorola somente em países onde a rede LTE tem um alto desenvolvimento e altas vendas de smartphones, algo que a Espanha não vem cumprindo. Parece uma decisão radical baseada apenas nessas condições.
É certo que o iPhone na Espanha tem baixa venda e pode ser que o Google queira se concentrar nesses países.
O Google mostra que a mudança da Motorola deve ser total. Deverá ser uma empresa que terá os aparelhos Nexus do Google e outros adaptados para o sistema Android.
Diferente do que imaginávamos que a Motorola renovaria os aparelhos Nexus, agora parece que realmente teremos uma nova empresa “Google Mobility” e achamos que isso pode acontecer já em 2013.