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Google irá parar de usar seu histórico de navegação para segmentação de anúncios

Esta é uma grande notícia para os defensores da privacidade e representa a maior mudança no modelo de negócios do Google que já vimos

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De acordo com uma postagem no blog do diretor de gerenciamento de produtos, privacidade de anúncios e confiança do Google, David Temkin, a empresa deixará de usar seu histórico de navegação para fins de segmentação de anúncios. Além disso, a companhia acabará parando de criar ferramentas para rastrear seus dados individuais em todos os seus produtos. Isso incluiria serviços do Google, bem como, seu smartphone Android.

Na postagem, o executivo diz especificamente o seguinte: "As pessoas não deveriam ter que aceitar ser rastreadas na web para obter os benefícios de uma publicidade relevante. E os anunciantes não precisam rastrear consumidores individuais na web para obter os benefícios de desempenho da publicidade digital."

Embora pareça perfeitamente lógico e razoável, é surpreendente ouvir alguém no comando do Google dizer isso.

Rastreamento de anúncios: como o Google ganhará dinheiro agora?

Vamos ser perfeitamente claros: o Google ainda vai extrair dados de seus usuários e usar esses dados para vender anúncios. Ponto final. No entanto, esta nova política significa que ela não fará um detalhamento específico para você agregar esses dados.

Em vez disso, o Google espera usar APIs centradas na privacidade para fazer o trabalho. Essas APIs agrupam usuários em categorias específicas e, em seguida, monitoram essas categorias em um sentido macro. Em outras palavras, você contribuiria com seus dados de uso para um grupo de usuários semelhantes e, em seguida, o Google venderia esses dados mistos.

Por exemplo, digamos que você seja um visitante frequente de um site sobre pinturas de gatos. Seus dados seriam agrupados com outros visitantes deste site. O Google seria então capaz de dizer aos anunciantes que "as pessoas que gostam de pinturas de gatos também gostam desses outros sites e produtos". Então, os anunciantes podem enviar anúncios para esse grupo. Em nenhum momento seus dados específicos seriam examinados ou mesmo registrados.

Quando isso vai acontecer?

De acordo com a postagem do blog, os testes dessas APIs começarão no próximo mês. Então, no segundo trimestre de 2021, o Google começará a testar os dados coletados a partir disso com os anunciantes. Além disso, em abril deste ano, os usuários terão acesso a novos controles de privacidade no Chrome que estarão relacionados a essas novas políticas.

Embora tudo isso seja muito surpreendente, não é totalmente inesperado.

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