Não era brincadeira, o Google realmente está mudando o cronograma de lançamento do Android. A primeira prévia para desenvolvedores de uma nova versão costumava sair entre fevereiro e março. Não mais. A primeira prévia para desenvolvedores do Android 16 já saiu, bem antes do cronograma anterior.
O Google reitera que o Android 16 será lançado no segundo trimestre do ano que vem (período de abril a junho), seguido por um novo lançamento adicional do Android no quarto trimestre (outubro a dezembro), que presumimos que será chamado de Android 16.1 ou 16.5 ou algo semelhante. Este último receberá atualizações de recursos, otimizações e correções de bugs, mas não incluirá nenhuma mudança de comportamento que impacte o ecossistema.
E mais uma vez a empresa diz que o propósito dessas mudanças é melhorar o alinhamento com o cronograma de lançamentos de dispositivos em todo o ecossistema Android, para que mais dispositivos possam receber o lançamento principal do Android mais cedo.
A primeira prévia do desenvolvedor inclui novas APIs que fazem o seletor de fotos parecer uma parte mais integrada do aplicativo. Há APIs que dão suporte a registros de saúde, permitindo que os aplicativos leiam e gravem registros médicos no formato FHIR com consentimento explícito do usuário. Há também uma nova versão do Privacy Sandbox.
Espere outra prévia para desenvolvedores no mês que vem, seguida pela primeira beta em janeiro, uma segunda beta em fevereiro, então uma terceira no final de março que atingirá a estabilidade da plataforma. Há mais uma beta depois disso, em abril, seguido pelo lançamento final em algum momento no segundo trimestre.
Como o próprio nome indica, as prévias de desenvolvedor são destinadas apenas aos desenvolvedores de aplicativos. Da primeira beta em diante, você também pode participar inscrevendo-se no programa Android Beta com um dispositivo elegível.