O Google lançou a primeira prévia para desenvolvedores do Android 14, disponível para a linha Pixel, e permite uma primeira olhada na próxima versão do sistema operacional (eis a íntegra do anúncio, em inglês). Também podemos ver um novo design de logotipo que parece ser inspirado nos patches da missão espacial da NASA. O Android 14 se concentrará na otimização do processamento em segundo plano para garantir o consumo ideal de recursos e maior duração da bateria.
A nova versão do sistema operacional é feita pensando em tablets e dobráveis. O Google diz que o Android 14 "baseia-se no trabalho feito no Android 12L e no Android 13 para oferecer suporte a tablets e formas de dobráveis", o que significa que podemos esperar ainda mais otimizações para dispositivos de tela grande.
A segurança é um grande fator de cada nova versão do Android e a versão 14 bloqueará a instalação de aplicativos antigos do Android direcionados a versões passadas do sistema operacional. Para ser mais específico – o Android 14 não permitirá que você instale aplicativos, nem de fontes externas, que sejam direcionados para versões inferiores ao Android 6.
O Google também está trazendo vários aprimoramentos de segurança ao nível do sistema, incluindo receptores de tempo de execução e carregamento de código dinâmico somente leitura para evitar qualquer possibilidade de injeção de código.
A segunda versão prévia para desenvolvedores do Android 14 está programada para ser lançada em março e o Google continuará lançando versões para desenvolvedores todos os meses até julho. A versão para o usuário final chega por volta de agosto/setembro.