Pular para o conteúdo

Google Play reduz taxa de desenvolvedor para assinaturas de aplicativos

Esta mudança deve garantir aos desenvolvedores de aplicativos ainda mais rendimentos, especialmente com serviços e aplicativos com uma taxa de retenção mais baixa

author ,

google play store

O Android é o sistema operacional mais popular do mundo (incluindo plataformas de computador) e, como resultado, o Google Play é um dos canais de distribuição de aplicativos mais importantes de todos os tempos. No entanto, o Google tem sofrido pressão nos últimos anos para reduzir as taxas que cobra dos desenvolvedores por transações em sua loja de apps, especialmente durante as recentes batalhas legais com a Epic Games. Mas agora o Google está reduzindo as comissões que ganha com as vendas de assinaturas, e alguns desenvolvedores podem ficar com até 90% de sua receita.

"As assinaturas digitais se tornaram um dos modelos de crescimento mais rápido para desenvolvedores", escreveu o Google no seu blog, "mas sabemos que os serviços de assinatura enfrentam desafios específicos na obtenção e retenção de clientes. […] Nossa taxa de serviço atual cai de 30% para 15% após 12 meses de uma assinatura recorrente. Mas ouvimos que a rotatividade de clientes torna um desafio para os serviços de assinatura se beneficiarem dessa taxa reduzida."

Para melhorar isso, o Google Play então acaba de reduzir a sua taxa de serviço para todas as assinaturas para 15%, a partir de 1º de janeiro de 2022, em vez de cobrar 30% no primeiro ano e 15% depois disso. Esta mudança deve garantir aos desenvolvedores de aplicativos ainda mais rendimentos, especialmente com serviços e aplicativos com uma taxa de retenção mais baixa (por exemplo, pessoas que cancelam a assinatura antes do primeiro ano terminar).

O Google também está implementando mudanças no programa "Play Media Experience", que reduz as taxas para desenvolvedores qualificados que criam aplicativos de vídeo, áudio ou livro. Antes, os criadores podiam ter taxas de serviço tão baixas quanto 15%, e agora isso está sendo reduzido ainda mais para 10%. "As novas taxas reconhecem a economia da indústria de conteúdo de mídias verticais e fazem o Google Play funcionar melhor para desenvolvedores e comunidades de artistas, músicos e autores que eles representam", disse a empresa.

Todas estas mudanças podem ajudar o Google a se afastar das críticas de que cobra muito dinheiro dos desenvolvedores em uma postura anticompetitiva.

Aplicativos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.